Prefeitura lança Cartilha de Orientações Básicas sobre Saúde Mental direcionada para servidores

Ação integra programação da Campanha Setembro Amarelo

A Prefeitura de Caxias do Sul lançou, nesta segunda-feira (13/09), a Cartilha de Orientações Básicas sobre Saúde Mental. Intitulada “Servidor, cuide de você! Você é seu bem mais precioso!”, o material conta com orientações básicas, simples e descomplicadas para pensar e refletir sobre o tema.

O evento contou com a presença da vice-prefeita Paula Ioris. “Nosso plano de governo tem foco na entrega dos serviços para a comunidade, mas não é possível fazer entregas se os servidores não estão bem, neste sentido apoiamos e destacamos a importância da iniciativa”, destacou Paula. A vice-prefeita lembrou que é psicóloga de formação e durante vários anos atuou na área organizacional e no cuidado como os colaboradores.

Desenvolvida pela Secretaria de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), a cartilha é uma das ações da programação da Campanha Setembro Amarelo. O lançamento aconteceu em um dos encontros realizados periodicamente com os servidores responsáveis pelos Departamentos de Pessoal das diversas secretarias do Município, que assistiram à palestra sobre o tema ministrada por psicólogas que integram a Diretoria de Recursos Humanos da SMRHL. “A capacitação também será realizada com servidores que atuam em cargos de chefia, pois a saúde mental impacta no desenvolvimento das atividades das equipes”, lembra a secretária Daniela Reis.

Integrando a programação do Setembro Amarelo, o Centro Administrativo e diversos setores receberam cartazes e decoração com guarda-chuvas amarelos que despertam a atenção dos servidores para o tema da saúde mental. Os canais de comunicação interna também contam com materiais informativos e um quiz tratando dos mitos e verdades sobre o assunto.

Os servidores da Prefeitura têm à disposição o serviço de acompanhamento funcional, vinculado à Diretoria de Recursos Humanos, que oferece atendimento com psicólogos e assistentes sociais. As conversas são sigilosas e ocorrem com o consentimento do servidor.

Foto: Vânia Cassol 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *