Artigo / Uma carta para os “clientes”

Por Marina Corazza, maquiadora profissional, designer de sobrancelhas há 6 anos e docente nos cursos de beleza do Senac Caxias do Sul 

Marina Corazza Senac Caxias

A palavra cliente vem da origem etimológica do latim – cliens, entis – que, por sua vez, parece ter sido uma alteração de outro termo mais antigo – cluens, do verbo cluere, que significa ouvir, atender, obedecer.

Com o tempo esta palavra foi se modificando, passando para “aquele por quem um advogado age” e, posteriormente para “aquele para quem um serviço é prestado”. Hoje em dia, encontramos muitos sinônimos para esta palavra: freguês, consumidor, comprador, usuário, usufruidor entre tantas outras.

Acontece que cliente passa a ser muito mais que uma palavra. Hoje em dia clientes são amigos, pessoas que crescem conosco, que torcem por nós, que confiam no serviço o qual prestamos. Por isso, ter clientes não é somente executar um serviço, é transformar o serviço em experiência.

Ser educado e cordial é o mínimo. Obrigada, por favor, até logo devem fazer parte do nosso dia a dia, mas vai muito além. Saber tratar um cliente como é devido é saber lê-lo, entender suas necessidades e medos, é tentar expressar sua arte através dele.

Por isso, quando explicamos algo ao cliente devemos não somente dizer o porquê que determinada maquiagem ou formato de sobrancelha ficará adequada ou não para ele, mas sim explicar os motivos da opinião.  O óbvio todos sabem, está ali estampado, mas o porquê atrás do obvio é que faz os clientes terem confiança em nós.

Criar conexão com um cliente vai muito além do serviço que se presta. A experiência num todo é que traz uma “certeira de clientes”, saber se comunicar e principalmente ouvir seu cliente, saber se colocar no lugar dele, agradecer por aquela sugestão, conselho, ou até mesmo crítica. Isso nos faz crescer como profissionais.

Então clientes, vocês nos fazem profissionais melhores e dispostos e encarar diversos serviços. Sem vocês, nós prestadores de serviço, não seríamos ninguém. Continuem clientes, consumidores, fregueses, compradores, mas acima de tudo continuem sendo amigos, torcedores e confiantes na nossa trajetória.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *