Geral / Unindo arte e alegria, Prefeitura de Caxias do Sul promove atividades em alusão ao Setembro Amarelo

Confira a programação para setembro, que envolve as secretarias da Saúde e da Cultura

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de valorização da vida, a Prefeitura de Caxias do Sul planejou ações para que as pessoas possam parar alguns minutos do dia e contemplar a arte para valorizar a vida. As atividades são desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio da Secretaria da Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria da Cultura (SMC).

“Como setembro é o mês de valorização da vida, estamos estimulando e sensibilizando as pessoas a cuidarem da saúde física e mental. E, dessa forma, pensamos nessa parceria com a Cultura para trazer alegria e tocar sentimentalmente as pessoas, estimulando e sensibilizando o cuidado consigo e com o próximo”, explica Marina Guerra, diretora da Rede de Atenção Psicossocial da SMS.

No dia 11/09, às 14h, a Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul realiza uma performance na Praça da Bandeira, e às 15h, no mesmo dia, o grupo leva movimento para a Praça Dante Alighieri, durante o evento “Setembro de Promoção da Vida”. Já no dia 15/09, às 11h30, o Coro Municipal de Caxias se apresenta no interior do Centro Administrativo Municipal.

Simultaneamente às apresentações, acontecerá a entrega de mudas de plantas e de material informativo com o objetivo de orientar a população sobre onde procurar ajuda.

“Dentro da dinâmica da valorização da vida, mote da campanha do mês de Setembro Amarelo, a SMC contribuiu com atividades para sensibilizar as pessoas e celebrar a existência. A música e a dança alimentam a alma e são potencial para transformar a vida. Neste momento de retomada precisamos seguir a lógica da primavera, ou seja, (re)florescer,” ressalta a secretária Municipal da Cultura, Aline Zilli.

A Prefeitura também apoia, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, a Campanha de Valorização da Vida, promovida pela Câmara de Indústria e Comércio (CIC). Como parte das atividades, no dia 31/08 o Dr. Ledo Daruy Filho, médico psiquiatra da Rede de Atenção Psicossocial de Caxias do Sul, participou de live transmitida nas mídias sociais da CIC. Ele realizou uma conversa sobre os sinais do adoecimento mental, para desmistificar o tema e incentivar as pessoas a procurarem ajuda. O evento foi aberto pela vice-prefeita de Caxias, Paula Ioris.

Os membros do Grupo de Trabalho de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio também abriram o mês com uma apresentação, no dia 01/09, sobre como identificar e notificar os sinais de alerta do adoecimento mental durante evento no Conselho Tutelar Sul.

Também em alusão ao Setembro Amarelo, o Centro Administrativo e alguns monumento da cidade estarão iluminados de amarelo.

Divulgação Sabe Caxias:

 

PROGRAME-SE

11/09 (sábado)
Apresentação Cia. Municipal de Dança e entrega de material informativo com orientações dos servidores da Rede de Atenção Psicossocial.

14h: Praça da Bandeira
15h: Praça Dante Alighieri

15/09 (quarta-feira)

Apresentação Coro Municipal e entrega de material informativo com orientações dos servidores da Rede de Atenção Psicossocial.

11h30: Centro Administrativo Municipal

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *