Senac Caxias do Sul recebe alunos que representarão o estado em torneio nacional

Entre 27 e 30/7, os representantes do RS na etapa brasileira das Competições Senac de Educação Profissional realizam simulados na escola da Serra 

Alunos do Senac-RS no pódio na última etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, realizada em 2018.

Os alunos do Senac Caxias do Sul e o público em geral poderão ver, em ação, os jovens estudantes que irão representar nosso estado na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. Isso porque a escola recebe, entre 27 e 30 de julho, os simulados preparatórios do torneio o qual reunirá os competidores das seguintes ocupações: Cabeleireiro, Cozinha, Estética e Bem-Estar, Recepção de Hotel e Serviço de Restaurante. As provas acontecerão nos turnos da manhã e tarde.

Os cinco alunos do Senac-RS que estarão em Caxias já venceram as etapas escolares em suas cidades e a seletiva regional, realizada em 2020. Desde que foram selecionados para representar o RS na etapa nacional, os alunos preparam-se para enfrentar outros estados na seletiva nacional, em outubro deste ano. Para isso, treinam mais de 8 horas por dia sob orientação de um treinador especializado na área, além de realizarem simulados especiais com o objetivo de aproximá-los ao máximo da realidade da disputa brasileira. Se vencerem a etapa nacional neste ano, os gaúchos representarão o Brasil na WorldSkills Shanghai em 2022 – maior competição de educação profissional do mundo.

Entre eles, dois competidores são da Serra gaúcha: Chrystian Paiva, aluno do curso de Garçom e representante em Serviço de Restaurante, e Fernando Belle Casagrande, de Cabeleireiro, fizeram a formação no Senac Bento Gonçalves. Além deles, participam do simulado Amanda Ribeiro, aluna do Senac Camaquã e competidora de Estética e Bem-Estar; Thiago Padilha, do Senac Pelotas e representante em Cozinha e, por fim, Thaís Rozales Ribeiro, aluna da Faculdade Senac POA e representante do Estado na ocupação Recepção de Hotel.

O diretor do Senac Caxias do Sul Marcus Guazzelli destaca a importância de aproximar a comunidade escolar e caxiense de um evento dessa dimensão no âmbito educacional. “O Senac Caxias do Sul é um incentivador do projeto Competições Senac pois acredita que o torneio é um grande diferencial na vida dos alunos pois permite um treinamento de alta performance para enfrentar os melhores alunos de outros estados e até de outro países, já que as competições podem levar os alunos para o maior torneio mundial de profissões, a WorldSkills. Vale destacar que apenas o Senac e o Senai participam do evento que reúne os melhores alunos do mundo”, salienta.

Sobre as Competições Senac de Educação Profissional

As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills.

Já a WorldSkills reúne competidores em mais de 50 skills (habilidades vocacionais). O Senac nacional entra na disputa internacional com as “ocupações” relacionadas ao Comércio e aos cursos ofertados pela instituição. Já o Senai participa da WorldSkills nas ocupações relacionadas à Indústria como Funilaria Automotiva, Soldagem, Robótica Móvel. Juntos, os alunos do Senai e do Senac formam a delegação brasileira no mundial das profissões.

 

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *