Plataforma Cena recebe inscrições para oficinas gratuitas de artes cênicas

Encontros do projeto nacional do Sesc ocorrem on-line de 07 a 14 de agosto

Um espaço de convergência das artes cênicas, o projeto Plataforma Cena, realizado nacionalmente pelo Sesc, contará com a participação de dois espetáculos gaúchos, Macbeth e o Reino Sombrio: Shakespeare para Crianças e Ícaro, e diversas atividades formativas que estão com as inscrições abertas. Serão seis oficinas oferecidas pelo Coletivo Órbita, de 07 a 14 de agosto, por meio da plataforma Zoom sobre iluminação para vídeos, malabares, jogos teatrais, acrobacias, criação de trilha sonora e criação de vídeo-poesias. A participação é gratuita e o cadastro pode ser feito gratuitamente pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura. As atividades estão sendo conduzidas pelo Sesc Canoas.

Neste ano, o projeto passou para o formato digital em decorrência das medidas de prevenção à Covid-19. A cultura foi um setor bastante afetado pelo cancelamento de espetáculos e fechamento de teatros e outros espaços de apresentação. De acordo com a Pesquisa de Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativo do Brasil (Unesco/ Sesc/ USP), as artes cênicas foram a linguagem artística mais afetada, com 63% dos entrevistados do setor declarando ter perdido a totalidade de suas receitas desde o início da pandemia. No entanto, os profissionais mostraram uma alta capacidade de inovação para a adaptação de suas produções físicas para meios audiovisuais e ferramentas digitais, o que indicou novas possibilidades para o mercado. Dessa forma, a edição divulgará atividades com 17 coletivos artísticos de todas as regiões brasileiras, que estarão na edição do Palco Giratório Sesc neste ano.

A programação da Plataforma Cena contempla vídeo-desmontagens que refletem o processo de construção dos espetáculos. No dia 18 de agosto, será possível acompanhar a desmontagem de Macbeth e o Reino Sombrio: Shakespeare para Crianças e, no dia 10 de setembro, de Ícaro, com transmissão ao vivo e debate com as equipes. Integram a agenda também oficinas, e ensaios escritos por esses artistas tratando de aspectos de suas produções criativas e reflexões da cena atual. O endereço da Plataforma será divulgado em breve.

Sobre os vídeos-desmontagens:

Icaro: o vídeo desmontagem “Ícaro, sobre o processo de criação” apresenta ao público o processo de criação do monólogo teatral “Ícaro”. O ator e autor Luciano Mallmann e a diretora Liane Venturella conversam sobre as cenas da peça e a composição de cada personagem. O vídeo ainda conta com os depoimentos de Monica Tomasi (autora da trilha sonora original) e Fabrício Simões (designer de luz), colaboradores do espetáculo. Além de imagens especialmente produzidas para o filme, o vídeo apresenta pequenos trechos da peça e fotos de cena. A direção é de Luciano Mallmann e Tatiana Nequete.

Macbeth e o Reino Sombrio: Shakespeare para Crianças: esse vídeo é sobre os encontros com públicos diversos. É sobre uma trajetória de contar e refletir a história de Shakespeare, encontrando ruídos e resquícios de suas palavras no mundo e desmistificando sua escrita. Melhor, tornando-a acessível, compreensível. Falamos desse Teatro para o público infantil, que traz consigo a criança em forma de pai, mãe, vó e aproxima todas as pessoas que se interessam em compartilhar histórias.

Plataforma Cena 2021: um ambiente digital que busca promover a produção de conhecimento e a reflexão na área das artes cênicas e que conta com oficinas, produções e exibições de vídeos desmontagens, debates, escritas e compartilhamentos de artigos sobre os trabalhos cênicos de 17 grupos e companhias de todo o País.

Plataforma Cena – Sesc/RS

03, 04 e 05/08

Encontros e acessos

Ministrante: Luciano Mallmann

Sinopse: Encontros online com convidados do Sesc para discutir temas ligados à deficiência, inclusão e acessibilidade. O ponto de partida para essa discussão será o texto e o processo criativo espetáculo “Ícaro”. Com a troca e compartilhamento de pontos de vista, vivências e experiências de cada participante, o encontro tem o objetivo principal de promover uma reflexão sobre a deficiência e o nosso papel para tornar o mundo cada vez mais inclusivo.

Mais informações: agendamentocanoas@sesc-rs.com.br ou pelo telefone (51) 99104-2932

Classificação indicativa: a partir de 12 anos

Plataforma: Zoom

** Encontros com agendamento de grupos convidados pelo Sesc – não haverá inscrição para público geral.

07/08 (sábado)

Oficina de iluminação para vídeo

Ministrante: Bathista Freire

Horário: das 16h às 18h

Sinopse: O teatro presencial, temporariamente, ficou no passado. A luz que o iluminava, migrou para as nossas casas, junto com a necessidade de nos comunicarmos. Sem a possibilidade de sair de casa em busca de um lugar adequado, precisamos transformar nossa sala em estúdio. Em épocas passadas transformávamos latas em luminárias. Hoje, com o advento das lâmpadas de LED, que não produzem calor e consomem pouquíssima energia, essa tarefa ficou bem mais fácil e menos perigosa. Lanternas poderosas e recarregáveis, lâmpadas inteligentes (comandadas pelo celular) efeitos de brinquedos, tudo ao nosso alcance. A criatividade nos salva? Sim! Mas, o conhecimento básico a respeito do assunto qualifica a criatividade e cria outras possibilidades. Essa oficina tem como objetivo apresentar conceitos básicos de iluminação cênica e iluminação de três pontos para vídeo.

Classificação indicativa: a partir de 12 anos

Vagas: 30

Ter em mãos: Lanterna, luminárias, lâmpadas de LED de uso caseiro, algum objeto que você tenha vontade de transformar em luminária, papel celofane, gelatinas (de uso em teatro).

Plataforma: Zoom (link será enviado aos participantes inscritos)

Inscrições: www.sesc-rs.com.br/cultura – link de acesso:

https://guia.sesc-rs.com.br/producao/sescnetprd/hcercursoinscricao.aspx?11

Divulgação Sabe Caxias:

09/08 (segunda-feira)

Oficina de Malabares

Ministrante: João Pedro Decarli

Horário: das 19h às 21h

Sinopse: A oficina de malabares pretende envolver um grupo de pessoas que não pratica e/ou nunca praticou malabares a experimentar os primeiros movimentos. Na oficina, serão trabalhadas a confecção das bolinhas de malabares e posteriormente o “jogar” os malabares, com uma, duas e três bolinhas.

Classificação indicativa: Livre

Vagas: 30

Ter em mãos: 30 unidades de balão 6′ ou 7′, cano 50mm de 20 cm, material para preenchimento (arroz, painço, farinha ou terra).

Plataforma: Zoom (link será enviado aos participantes inscritos)

Inscrições: www.sesc-rs.com.br/cultura – link de acesso:

https://guia.sesc-rs.com.br/producao/sescnetprd/hcercursoinscricao.aspx?11

10/08 (terça-feira)

Oficina de Jogos Teatrais

Ministrante: Camila Pasa

Horário: das 14h às 16h

Sinopse: A oficina de jogos teatrais pretende oferecer outras possibilidades de práticas criativas voltadas ao público que realiza o ensino remoto. Pautada nos jogos de Augusto Boal e Viola Spolin, as atividades serão adaptadas para a realização através da tela. O objetivo dessa oficina é ampliar o repertório de metodologias de ensino, uma vez que o jogo é também um caminho de construção de autonomia e conhecimentos, pode ser utilizado para o desenvolvimento de conteúdos de outras áreas, além da artística.

Classificação indicativa: Livre

Vagas: 20

Plataforma: Zoom (link será enviado aos participantes inscritos)

Inscrições: www.sesc-rs.com.br/cultura – link de acesso:

https://guia.sesc-rs.com.br/producao/sescnetprd/hcercursoinscricao.aspx?11

Oficina de Acrobacias Individuais e em Dupla

Ministrante: Camila Pasa e João Pedro Decarli

Horário: das 19h às 21h

Sinopse: A oficina de acrobacia se dispõe a criar um momento de experiências entre pessoas com atividades circense, com foco técnicas. Nessa oficina, as pessoas experimentarão acrobacias individuais e em duplas, buscando uma relação artístico-criadora dentro de suas casas. O objetivo da oficina é proporcionar a troca de conhecimentos e técnicas básicas para realização de acrobacias.

Classificação indicativa: Livre

Vagas: 25

Ter em mãos: Colchonete ou cobertor

Plataforma: Zoom (link será enviado aos participantes inscritos)

Inscrições: www.sesc-rs.com.br/cultura – link de acesso:

https://guia.sesc-rs.com.br/producao/sescnetprd/hcercursoinscricao.aspx?11

11/08 (quarta-feira)

Oficina Shakespeare(ad)

Ministrante: Rodrigo Waschburger

Horário: das 19h às 21h

Sinopse: Dadas as circunstâncias vividas no Brasil e no mundo, impostas pela pandemia do Covid-19, milhares de crianças foram impossibilitadas de frequentar o espaço escolar e privadas da convivência social que a escola proporciona. Uma das áreas de ensino mais afetadas pelas adaptações foi a da Arte, principalmente as que trabalham com a presença e o contato físico, como o teatro. Essa oficina pretende auxiliar professoras e professores a encontrar maneiras de driblar o distanciamento físico e seguir ensinando Arte de forma segura. A partir dos escritos de William Shakespeare serão desenvolvidos vídeo-poesias, com recursos que os aparelhos celulares proporcionam, traçando relações com o fazer teatral e ao mesmo tempo exercitando a sensibilidade poética.

Classificação indicativa: a partir dos 12 anos

Vagas: 10

Ter em mãos: Telefone celular com câmera e acesso à internet.

Plataforma: Zoom (link será enviado aos participantes inscritos)

Inscrições: www.sesc-rs.com.br/cultura – link de acesso:

https://guia.sesc-rs.com.br/producao/sescnetprd/hcercursoinscricao.aspx?11

 

14/08 (sábado)

Oficina de Criação de Trilha Sonora

Ministrante: Rafael Oliveira Decarli

Horário: das 16h às 18h

Sinopse: As trilhas sonoras estão presentes em todos os momentos de nossa vida, seja através de filmes, comerciais, séries, peças de teatro e demais conteúdos audiovisuais; ou de paisagens sonoras as quais nem percebemos no dia-a-dia, como o som de carros, pássaros e pessoas. Apesar de estarmos acostumados com a constante influência de sons quase imperceptíveis, tanto em nossa vida quanto em nosso entretenimento, saber criar sinteticamente um clima, sentimento ou ocasião através de sons é uma arte ainda complexa. Essa oficina propõe um encontro de 2h com conteúdo teórico e prático do desenvolvimento de uma trilha funcional, evidenciando características da composição, instrumentação (escolha do set de instrumentos), mixagem e efeitos de som. O objetivo é propor a criação de identidades sonoras que contribuam e complementem cenas teatrais sem disputas de protagonismo.

Classificação indicativa: a partir dos 12 anos

Vagas: 20

Plataforma: Zoom (link será enviado aos participantes inscritos)

Inscrições: www.sesc-rs.com.br/cultura – link de acesso:

https://guia.sesc-rs.com.br/producao/sescnetprd/hcercursoinscricao.aspx?11

 

18/08 (quarta-feira)

Vídeo-desmontagem: Macbeth para crianças + debate ao vivo com Bathista Freire, Camila Pasa, João Pedro Decarli, Rafael Decarli e Rodrigo Waschburger

Sinopse: Esse vídeo é sobre os encontros com públicos diversos. É sobre uma trajetória de contar e refletir a história de Shakespeare, encontrando ruídos e resquícios de suas palavras no mundo e desmistificando sua escrita. Melhor, tornando-a acessível, compreensível. Falamos desse Teatro para o público infantil, que traz consigo a criança em forma de pai, mãe, vó e aproxima todas as pessoas que se interessam em compartilhar histórias.

Horário: 15h

** O endereço de veiculação será divulgado em breve

 

10/09 (sexta-feira)

Vídeo-desmontagem Ícaro, sobre o processo de criação + debate ao vivo com Luciano Mallmann e Liane Venturella

Sinopse: O vídeo desmontagem “Ícaro, sobre o processo de criação” apresenta ao público o processo de criação do monólogo teatral “Ícaro”. O ator e autor Luciano Mallmann e a diretora Liane Venturella conversam sobre as cenas da peça e a composição de cada personagem. O vídeo ainda conta com os depoimentos de Monica Tomasi (autora da trilha sonora original) e Fabrício Simões (designer de luz), colaboradores do espetáculo. Além de imagens especialmente produzidas para o filme, o vídeo apresenta pequenos trechos da peça e fotos de cena. A direção é de Luciano Mallmann e Tatiana Nequete.

Horário: 15h

** O endereço de veiculação será divulgado em breve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *