Câmara aprova homenagem ao Professor Ruy Pauletti

Proposta de denominação de rua é de autoria da vereadora Marisol Santos

Os vereadores caxienses aprovaram por unanimidade nesta quinta-feira (15/07) o PL 80/2021, que denomina como Professor Ruy Pauletti uma das ruas do loteamento Morada do Vale, no bairro Nossa Senhora das Graças.

A proposta, da vereadora Marisol Santos/PSDB, foi debatida na sessão desta quinta-feira. “Poder homenagear o professor Ruy Pauletti, um homem que sempre batalhou pela educação e pelas ações comunitárias, me enche de alegria. Tive a oportunidade de conviver com o professor Ruy, um homem visionário que foi reitor da UCS no período em que estudei e trabalhei na instituição”, destacou a parlamentar.

Ruy Pauletti nasceu em 1936 e faleceu em 2012, aos 76 anos, vítima de uma parada cardíaca. Formado em Estudos Sociais e Filosofia e pós-graduado em Administração Escolar, o caxiense morou também em Três Passos, onde foi vereador. Foi delegado de educação e em 1975 ingressou na UCS. Na instituição, ocupou o cargo de pró-reitor de Administração e Extensão por 10 anos e foi reitor de 1990 a 2002, em uma gestão marcada pela inovação, pelos investimentos permanentes na qualificação dos professores, nas estruturas dos espaços culturais, salas de aula, na assinatura de convênios, instalação de novos cursos e na disseminação do processo de regionalização.

Dedicado à educação, ao desenvolvimento regional e ao trabalho comunitário, em 2001, ingressou no Partido da Social Democracia Brasileira e pelo PSDB se elegeu deputado estadual do Rio Grande do Sul nas eleições de 2002. Foi candidato a prefeito de Caxias e, em 2006, foi eleito deputado federal, levando as demandas de Caxias e região para a Câmara dos Deputados.

Durante a sessão, a vereadora Marisol Santos pediu a palavra para reforçar a importância da homenagem e para estendê-la à esposa do professor Pauletti, Maria de Lurdes e aos filhos do casal: Marcelo, Jaqueline e Rafael. “O Hospital Geral, que tanto nos orgulhamos e tanto falamos aqui neste plenário, foi inaugurado na gestão do professor Ruy, assim como outros importantes espaços como o Centro de Convivência, a Casa do Professor, o Zoológico da UCS, a Vila Olímpica, o Centro de Teledifusão Educativa, o CETEL, onde eu trabalhei por 10 anos, na rádio Universidade 1010 AM e na UCS TV. Motivos para homenagear alguém que sempre esteve à frente do seu tempo, não nos faltam”, ressaltou.

O projeto, agora aprovado, será encaminhado para a sanção do prefeito Adiló Didomenico, o que deve acontecer nos próximos dias.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *