Prefeitura de Caxias do Sul adquire internet patrocinada e kits de uniformes para a rede municipal de ensino

Internet também será disponibilizada aos professores

Alunos da rede municipal de ensino terão internet e kits de uniformes fornecidos pela Prefeitura ainda neste semestre. Quanto à aquisição de uniformes, a Secretária Municipal de Educação, Sandra Negrini, destaca quem devido às necessidades apresentadas em muitas comunidades, em função da situação econômica e em consequência da pandemia, foi observado a falta de agasalhos e de condições de aquisição. Considerando esta situação, sensível a mais esta necessidade, a Prefeitura vai adquirir uniformes escolares, de forma excepcional, em 2021, para os estudantes da rede municipal. Serão fornecidos uma jaqueta forrada, duas calças, duas camisetas, duas bermudas e dois pares de meias.

“A disponibilização dos agasalhos é mais uma forma de garantir o acesso dos estudantes ao ensino de qualidade, complementando a ação da família e da escola. A Smed está organizando todo o processo para que todos tenham acesso ao uniforme ainda no segundo semestre deste ano”, explica Sandra.

“Somos sensíveis às necessidades de nossos alunos, à situação das famílias, que estão passando por dificuldades com a pandemia. O kit de uniforme também representa mais investimento na comunidade escolar e a preocupação com a gestão na educação. Por isso tomamos essa importante decisão”, complementa o prefeito Adiló Didomenico.

Ainda, atendendo a necessidade das escolas e estudantes, no que diz respeito ao acesso às aulas de modelo híbrido, a Prefeitura viabilizou a contratação de internet patrocinada como forma de manter as atividades pedagógicas. Além da inclusão digital e inserção da educação municipal gaúcha em novo patamar face à adoção de ferramentas tecnológicas em modelo híbrido, a contratação de internet visa evitar prejuízos aos alunos. Em especial, o poder público pretende atender os alunos em situação de maior vulnerabilidade social e menor renda enquanto se encontram em domicílio, diante do período atípico e excepcional vivido em decorrência da pandemia da covid-19.

O distanciamento social tem sido a primeira resposta para evitar a rápida disseminação do vírus e salvaguardar a saúde da comunidade escolar. Além disso, existe também a necessidade de reforço educacional desses alunos ao longo do ano para suprir o período de suspensão, justificando o caráter de continuidade da ação no período pós-pandêmico e prover a solução dos dados patrocinados para as ferramentas de suporte ao professor.

O modelo híbrido consistirá em aulas presenciais, e não presencias, operando de forma conjunta, mediante acesso universal, seguindo o ineditismo e inovação já adotado pelo Governo do Estado. O programa de franquia de dados é destinado a todos os estudantes e professores da Rede Municipal (aproximadamente 50 mil), a fim de que possam acessar, dentre outras plataformas digitais, ao Google Classroom – as chamadas salas de aulas virtuais (Aplicativo Plataforma Escola RS). Com relação às salas de aulas virtuais, estão sendo abertas turmas virtuais, correspondente a totalidade das turmas das escolas da rede Municipal. O modelo híbrido visa garantir a equidade nessa nova fase do planejamento do ano letivo, garantindo, assim, acesso efetivo e universal das aulas não presenciais a todos os alunos da rede Municipal.

Os serviços de navegação patrocinada têm por finalidade oferecer aos usuários finais a navegação nos aplicativos de dispositivos móveis do Município sem que eles utilizem o seu próprio pacote de dados. Dessa forma, os alunos e professores da rede municipal de ensino terão a possibilidade de utilizar os APP’s do Município por maior intervalo de tempo, sem cobrança e com objetivo de se relacionar digitalmente com as atividades pedagógicas.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *