Banco de Refeições Coletivas amplia oferta de alimentação

Desde esta semana, Hospital Pompeia destina 30 refeições diárias ao programa

Crédito Fernando Augusto Weigl

A Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) ampliou o alcance do Banco de Refeições Coletivas. Nesta semana foi firmada uma parceria com o Hospital Pompeia para o fornecimento diário de 30 refeições para a Entidade de Assistência à Criança e ao Adolescente (ENCA), que atua na região da Zona Norte, em Caxias do Sul.

O programa foi criado em 2013 com objetivo de recolher o excedente de alimentos produzidos em cozinhas industriais e doar às entidades cadastradas no Banco de Alimentos, gerando benefícios na nutrição e na qualidade de vida de pessoas em vulnerabilidade social. Mantido em parceria pela Prefeitura, Fundação Caxias e empresas locais, foi o terceiro banco assistencial lançado no Município – depois do Banco de Alimentos e do Banco do Vestuário.

No caso do Hospital Pompeia, as refeições serão fornecidas de segunda a sexta-feira. Elas são acondicionadas em marmitas de isopor, seguindo as normas vigentes para produção e transporte de alimentos. “Nossa equipe prontamente se dispôs a participar do programa com as refeições balanceadas, que contêm arroz e feijão, ou lentilha, proteína e uma guarnição como, por exemplo, legumes”, explica a nutricionista do Pompeia, Rafaella Bedin Lovatel.

Segundo ela, o Pompeia também destinará alimentos excedentes para o Banco de Refeições Coletivas. A nutricionista lembra que o apoio e o aval da superintendente do hospital, Lara Barbosa Sales Vieira, foram fundamentais para que a parceria frutificasse. “Acredito que ninguém deveria passar fome. Participar deste programa nos deixa muito felizes porque o objetivo da nossa profissão é colocar comida no prato das pessoas, e não o contrário”, afirma.

A equipe da SMAPA comemorou mais um avanço do programa. Em março deste ano, o Hospital da Unimed também se incorporou à iniciativa, destinando 40 refeições diárias ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos CAE Ampliando Horizontes, no Bairro Euzébio Beltrão de Queiroz. O diretor executivo de Segurança Alimentar e Nutricional da SMAPA, Edson da Rosa, lembra que empresas interessadas podem procurar a secretaria. “Serão muito bem-vindas. Todo apoio é importante para combatermos juntos as dificuldades de tantas famílias que enfrentam a ameaça da fome”, assinalou. O telefone de contato é (54) 3211-5943.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *