Inspiramais Digital contará com exposição semipresencial, apresentando os lançamentos para a temporada 2022_II

Durante o evento, a visitação individual poderá ser agendada em amostra na Abicalçados, em Novo Hamburgo

Evento digital consolidado, o Inspiramais 2022_II, que será realizado entre os dias 13 e 16 de julho, marcará uma nova fase do salão que reúne soluções em design, inovação e sustentabilidade para segmentos como calçados e artefatos, confecção, moveleiro e bijuterias: a abertura de uma exposição semipresencial. De 13 a 15 de julho, concomitantemente com as palestras e rodadas de negócios, haverá uma mostra com lançamentos de materiais na Abicalçados, em Novo Hamburgo. A visitação será individual, e os horários devem ser agendados previamente.

“Hoje já não existe mais apenas o evento físico, ou exclusivamente digital. Esse formato híbrido nos permite alcançar um público ainda maior e gerar ainda mais negócios”, avalia a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly. A empresa que visitar a exposição poderá ver os materiais, tirar dúvidas com o consultor do Núcleo de Pesquisa e Design no local e conhecer novos fornecedores. Interessados podem fazer o agendamento pelo e-mail mi@assintecal.org.br. As inscrições para o Inspiramais ainda podem ser feitas pelo site inspiramaisdigital.com.br.

Além da apresentação do tema desta edição, Future Proof, os participantes do Inspiramais Digital vão acompanhar os lançamentos de produtos desenvolvidos a partir de projetos especiais como o Preview do Couro. Ao todo, serão apresentados mais de 30 artigos desenvolvidos pelos curtumes participantes desta edição. Baseado na pesquisa de inspirações e cartela de cores desenvolvida sob a orientação do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, o trabalho apresentará o conceito da temporada 2023_I, Corpo.

“Entendemos o corpo como o arquivo do tempo, o registro da história humana, diretamente relacionado com aspectos sociais, culturais, econômicos e, principalmente, comportamentais. Hoje, temos que pensá-lo com autonomia, romper padrões e entendê-lo para além de si e da moda”, destaca Marnei Carminatti, consultor em Gestão de Design do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, que lidera o projeto.

De acordo com Carminatti, a coleção da temporada 2023_I apresenta artigos que valorizam as necessidades fundamentais do corpo, como a busca por calor, conforto e aconchego, a durabilidade e a resistência ou a proteção térmica e impermeável, uma relação secular do corpo com o couro. “Para os acabamentos, enfatizamos os artigos encerados e de brilho lustrado, valorizando cada detalhe de estampa e textura”, destaca. O consultor em Gestão de Design acrescenta que também vale prestar atenção nos aspectos vítreos, emborrachados, gessados e metalizados, que compõem a coleção com efeitos gráficos de carimbo e aspectos destroyer ou envelhecido.

Nesta edição, participam os curtumes Couroquímica, Fuga, Leather Labs, Nova Kaeru e Treanytry, além da parceria no desenvolvimento de protótipos de bolsas e calçados com o grupo Arezzo Co. A palestra de apresentação dos produtos desenvolvidos no Preview do Couro ocorre no dia 16 de julho, às 14h.

Divulgação Sabe Caxias:

Programa Inspiramais

O programa se inicia com a formatação da pesquisa de comportamento e contexto global – base para a gestão de design que o Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais presta junto às empresas expositoras. O objetivo é nortear o desenvolvimento de materiais e ampliar negócios com outros setores. No Inspiramais Digital, são apresentados os materiais desenvolvidos a partir da pesquisa e os projetos especiais que fomentam inovação e sustentabilidade.

O Inspiramais tem promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). Conta com a parceria do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals. São apoiadoras e parceiras as principais entidades setoriais do país: Abest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, ABVTEX, Ápice, Guia Jeans Wear e Abrafati.

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *