Atleta Gabriel Casara representará o Recreio da Juventude/Murialdo de Caxias do Sul no XXIX Campeonato Pan-Americano Júnior de Badminton 2021

A competição que ocorrerá na segunda quinzena de julho reunirá os melhores da modalidade em Acapulco, México

Gabriel Casara_foto Juliano Vicenzi

O Departamento de Esportes do Recreio da Juventude, de Caxias do Sul, estará representado no XXIX Campeonato Pan-Americano Júnior de Badminton 2021, que ocorrerá entre os dias 15 e 23 de julho, na cidade de Acapulco, México. O atleta Gabriel Casara, de 15 anos de idade, atual campeão sul-americano nas duplas, garantiu vaga e levará o nome da agremiação na disputa acompanhado pelo técnico Noeslem Lima, cujo currículo agrega certificado Coach Level 1 pela Federação Internacional de Badminton; técnico da Seleção Brasileira de Surdos; técnico de Desenvolvimento da Confederação Brasileira de Badminton (Cbbd); técnico do Brasil em dois Sul-Americanos; técnico certificado pela Cbbd; auxiliar técnico da Seleção Brasileira Juvenil e graduado em Licenciatura Plena em Educação Física.

O jovem Casara é um dos seis melhores simplistas do Brasil e vai para o seu terceiro campeonato internacional na competição que reunirá os melhores atletas da modalidade, grandes potências do badminton mundial. Terá entre os seus adversários atletas norte-americanos, canadenses e peruanos. O representante do Recreio da Juventude ainda reúne no currículo medalha de ouro conquistada no Sul-Americano do Equador, em 2019, e bronze por sua primeira participação no Sul Americano do Rio de Janeiro, em 2016.

Para o vice-presidente de esportes da agremiação caxiense, Fabiano Toigo, os objetivos traçados para a modalidade recém incorporada, começa a se concretizar com a participação do atleta representante do Recreio da Juventude/Murialdo Caxias do Sul neste evento, figurando entre os melhores do continente americano, nas duplas e no simples masculino. “Almejamos ainda ficar entre os seis melhores da América e colocar o nome do clube no ranking internacional de badminton”, ressalta.

O badminton foi incluído entre as modalidades esportivas do Recreio da Juventude após aprovação pelo Conselho Deliberativo, em reunião realizada no dia 1º de fevereiro de 2021, objetivando participação em grandes competições.

O badminton

O badminton lembra a modalidade esportiva do tênis e do vôlei de praia. Pode ser disputado de forma individual ou em duplas. É jogado com raquetes e rebatido para o outro lado da rede com uma peteca.

O jogo foi criado no século 19 na Inglaterra, inspirado em um jogo praticado na Índia, o poona. No Brasil, a primeira partida oficial foi disputada em São Paulo, no início da década de 1980.

O badminton em Caxias do Sul

A modalidade ganhou prática em Caxias do Sul em 2012, mas começou a colecionar resultados expressivos em 2016, principalmente devido à chancela da Confederação Brasileira de Badminton, que credenciou a cidade como polo formador do Estado com a criação do Centro de Formação em Badminton no Colégio Murialdo. O Centro é referência no Rio Grande do Sul e um dos quatro maiores do país. Desde então, mais de 1500 crianças foram atendidas para a formação e disputa de competições. Entre as conquistas estão um primeiro e um terceiro lugar em sul-americano, mais de 50 medalhas nacionais e 300 estaduais, além da liderança do ranking nacional.

Sabe Caxias Divulgação:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *