Estudantes de Caxias do Sul terão biblioteca digital disponível 24 horas

Sistemas contratados pela Secretaria da Educação serão implementados em até 30 dias

 

Uma biblioteca digital disponível 24 horas é o que alunos da rede municipal de ensino de Caxias do Sul terão à disposição com a implantação de plataformas de leitura. A assinatura do contrato do serviço ocorreu na manhã desta sexta-feira (18.06) pelo prefeito Adiló Didomenico, que estava acompanhado da vice-prefeita Paula Ioris e da secretária Municipal da Educação Sandra Negrini. O serviço será oferecido pelas empresas Árvore de Livros e Elefante Letrado e o valor aportado pelo Município é de R$ 2.605,920. A implementação e customização do serviço ocorrerão em até 30 dias e a licença de software será pelo período de 12 meses.

Utilizando-se das novas tecnologias digitais que permitem o acesso e a visualização de conteúdo eletrônico em dispositivos variados, como computadores, notebooks, tablets e smartphones, a plataforma Árvore de Livros possibilita que uma biblioteca digital funcione durante as 24 horas por dia e que os alunos não precisem esperar na fila para pegar um determinado livro. Também permite o acompanhamento online dos estudantes pelos educadores, consolidando-se como ferramenta para professores, diretores e dirigentes da rede de ensino acompanharem o comportamento do leitor. O serviço desta plataforma contém livros de todas as categorias, literatura e publicações de jornais e revistas. O acervo estará disponível para todas as faixas etárias de estudantes.

A plataforma de leitura digital Elefante Letrado possui acervo de literatura infantil com variados gêneros textuais de diversos autores. Além disso, permite a gravação da leitura dos estudantes. O acervo deverá ser organizado na plataforma por classificação que atenda aos diferentes níveis de desenvolvimento de alunos do 1º ao 5º ano.

Após agradecer o trabalho da equipe da secretaria da Educação, o prefeito assegurou que a meta do governo é de sempre dar prioridade aos investimentos em saúde e educação. “São áreas fundamentais para a qualidade de vida da população. Este aporte em acesso digital para leitura e trabalho dos professores nos dá a certeza de estarmos no caminho certo, com melhoria na educação da rede pública”, assinalou.

A vice-prefeita Paula Ioris reforçou que o momento era gratificante pela entrega de um serviço que repercutirá de forma positiva no desenvolvimento dos estudantes. “Proporcionar o acesso à educação é uma forma de diminuirmos a desigualdade nas próximas gerações”, observou.

A secretaria Sandra Negrini destacou a alegria pela conquista de um acervo importante para os estudantes da rede municipal de ensino. Segundo ela, o acesso a uma biblioteca digital não invalida a importância de uma estrutura em espaço físico. “Ao contrário, ter este acesso digital incrementa o interesse e acesso pelos livros”, assinalou.

Também participaram do ato, o vereador Adriano Bressan, representando o Poder Legislativo; Maicon da Silva Lovato, da empresa Árvore de Livros; presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica; diretores da Secretaria da Educação, Marcos Antônio da Silva e Sandra Teresinha Kuhn, além do bibliotecário Marcelo Ribeiro Bohm e a gerente financeira Ariane Cristina Spohr Osmainchi; e o diretor da Biblioteca Pública Municipal, Cassio Felipe

Divulgação Sabe Caxias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *