Vendas para o Dia dos Namorados podem crescer até 25% neste ano em Caxias do Sul

Pesquisa da CDL Caxias identificou que 58% dos entrevistados devem ir às compras para a data. Tíquete médio será de R$ 196, para 1,5 presentes. Vestuário e calçados, chocolates, flores e higiene e beleza serão a preferência

75,50% dos entrevistados para a pesquisa de Dia dos Namorados afirmaram que sentem seguros no comércio caxiense
Crédito: Julio Soares/Banco de Imagens CDL Caxias

As vendas para o Dia dos Namorados prometem aquecer o comércio caxiense neste ano. Segundo a pesquisa de intenção de compras apurada pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias do Sul57,7% dos consumidores devem ir às compras para a data, representando um incremento de 25% maior nas vendas que em 2020. A expectativa é que o desempenho fique igual ou até supere os resultados de 2019, quando não havia casos de coronavírus.

Mais uma vez, itens de vestuário e calçados seguem como os preferidos dos consumidores, com 36,2% das escolhas, seguidos de chocolate (16,6%), flores (14,7%) e higiene e beleza (11,7%). Com média de 1,5 presente por cliente, o tíquete de investimento deve ficar em R$ 196,51, um leve crescimento de 4% frente ao ano anterior (R$ 189), e praticamente igual a 2019, quando ficou em R$ 195,92.

O romantismo influencia em 70% a decisão de comprar. Segundo os entrevistados, a emoção faz com que adquiram mais presentes (42,2%), criem surpresas (41,5%) e comprem itens mais caros (14,3%). O levantamento também identificou que, além do presente, 75,9% dos entrevistados terão um jantar romântico na data e 23,6% farão um passeio ou viagem para celebrar.

Confiança maior para a data

De acordo com o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, o crescimento na afirmação de intenção de compras, que passou de 43% em 2020 para 58% em 2021 está atrelado, principalmente, ao maior nível de confiança por parte da população, que já vem sendo identificado desde a pesquisa do Dia das Mães.

Mais de 75% dos entrevistados afirmaram que se sentem seguros no comércio caxiense e sabem que os estabelecimentos estão tomando todas as medidas de segurança, contra apenas 8%, que disseram que não acham seguro. O sistema 3As, com novas medidas restritivas, também está sendo aprovado pela população: 78,60% disseram que estão de acordo, contra 11,71% que afirmaram não concordarem. Quase 10% não tem uma opinião formada sobre as modificações do controle.

“Pela percepção dos entrevistados, estamos em uma situação melhor que no ano anterior, muito pela questão da redução nos óbitos, comparado a outros períodos, pela diminuição da ocupação das UTIs, que estava em colapso a poucos meses, e ao novo modelo de flexibilização do governo do Estado, que dá mais autonomia aos municípios. Outros fatores que explicam este crescimento na intenção de compra é que o clima está colaborando, com temperaturas baixas e dias predominantemente secos, além do crescimento de vagas de empregos, que aumentou pelo quarto mês consecutivo”, acredita o executivo.

Apesar do otimismo, o levantamento identificou que os consumidores estão cautelosos nas finanças e que, por isso, estão evitando fazer prestações. Quase 47% dos entrevistados farão o pagamento em dinheiro e 33,11% no cartão de débito.

Lojas do Centro devem ser as mais procuradas

Característico dos caxienses em todas as datas comemorativas, 85,62% dos entrevistados da pesquisa da CDL Caxias devem ir às compras na semana do Dia dos Namorados, sendo 44,82% deles na véspera ou na data. Quase 60% devem optar pelos dias de semana (segunda a sexta-feira), 35,63% pelos sábados e apenas 4,69% pelo domingo.

Diferentemente dos últimos levantamentos, 52,7% dos clientes devem preferir adquirir produtos ou serviços no Centro, contra 8,9% das opções em lojas de bairro e 18,2% em shopping. O virtual local, que inclui as redes sociais, como Instagram e WhatsApp, e plataformas de e-commerce, tiveram um salto de 12%, passando de 2,40% em 2020 para 14,7% das intenções em 2021.

“Nosso conselho aos lojistas é que façam boas promoções para compras à vista e intensifiquem suas ações e equipes no digital commerce, fazendo o atendimento e, muitas vezes, a conversão nos canais digitais, para que os clientes retirem apenas o presente no local”, indica o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri. E complementa: “Neste ano, os estabelecimentos dos bairros precisarão se esforçar mais para reter os clientes. Porém, com campanhas especiais para a data e um bom atendimento, é possível que os consumidores que afirmaram ir às compras no Centro migrem para as lojas em seu entorno”, diz Cervieri.

Praticamente 44% dos participantes afirmaram que o atendimento é o principal fator para a escolha do local, seguido de boas opções de produtos, com 32,38%.

A pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias do Sul foi realizada entre os dias 26 e 30 de maio, com 518 moradores de diferentes pontos de Caxias do Sul. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.

Divulgação Sabe Caxias:

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