Próxima edição do Inspiramais aborda futuro do mercado dos produtos de moda

Entre os dias 13 e 16 de julho, o salão que reúne design, inovação e sustentabilidade apresentará as inspirações para a temporada 2022_II, com o tema Future Proof

Qual é a chave para a transformação do mercado de produtos de moda? Essa é a pergunta que norteia a pesquisa que deu origem ao tema da próxima edição do Inspiramais: Future Proof. Entre os dias 13 e 16 de julho, o salão que reúne soluções em design, inovação e sustentabilidade apresentará novidades para a temporada 2022_II a segmentos como calçados e acessórios, confecção, moveleiro e bijuterias. Além disso, durante os quatro dias do evento online haverá rodadas de negócios nacionais e internacionais, palestras de inspirações com exposição de materiais e networking entre os participantes.

Na avaliação do coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues, um dos grandes pilares do salão é a continuidade. O tema da próxima temporada é sempre construído a partir da evolução de conceitos trabalhados nas anteriores. Na última edição, por exemplo, fez-se referência ao impacto e às mudanças impostas pela pandemia, com a temática Antídoto. “Naquele momento, falamos sobre a ideia de antídoto, de olhar para a natureza e de regenerar como ela se regenera. Buscamos a cura para todas as dificuldades e, em relação aos negócios, o reposicionamento com o digital tem esse sentido”, esclarece.

Para 2022_II, o questionamento está voltado à relação com o que está por vir. “Para serem percebidos no futuro, tanto a empresa quanto o produto devem ter relevância. Se não houver propósito e uma narrativa sustentável de inovação, eles não se mantêm no amanhã”, explica. Para o designer, ser relevante é traduzir esses sentimentos em formas de materiais e depois de produtos – tornando-os desejados e necessários. “O futuro vai exigir ações positivas aqui e agora. Um produto relevante será valorizado se tornando à prova do futuro”.

Palavras-chave 

A partir de todas essas reflexões, o Núcleo de Design chegou a palavras-chave que conduzem a pesquisa. Uma das narrativas da próxima temporada é Quantum, a menor partícula de qualquer elemento que existe no mundo, remetendo à essência das coisas. A proposta prevê um olhar poético sobre os acabamentos, inspirados na beleza, na cor, no brilho e na energia dos cristais e gemas preciosas. Interpretam, ainda, a coexistência simultânea de acabamentos antagônicos, como brilho e fosco.

O esporte também aparece ligado a esse conceito. Destacam-se matérias perfeitas para a performance, a prática esportiva e a tecnologia. O foco está no conforto, que envolve o corpo, e na interação com o suor. O verbo desossar evidencia a importância da matéria: a retirada da estrutura, a extrema maciez e a fluidez.

Hipervisual é a segunda palavra-chave ligada ao tema de 2022_II. De acordo com o designer, essa definição é atribuída devido aos filtros e à construção imagética  a partir de software. A esse conceito está conectado o maximalismo — com a inspiração gráfica, hacker e geeks. Os materiais aparecem com excesso de cores e estampas, além de vários elementos criando movimento e um volume grande de informação. A ancestralidade também está ligada à ideia hipervisual. “Com as fronteiras fechadas e a existência de barreiras comerciais, percebemos que é preciso ser autossustentável. Criando essa ilha, voltamos para nossas origens, defendemos a nossa tribo”, destaca Walter.

Para construir uma coleção, são estabelecidas etapas que formam a chamada pirâmide de produtos. Todos esses elementos, que fazem parte da extensa pesquisa elaborada pelo Núcleo de Design do Inspiramais, correspondem ao topo da pirâmide, isto é, aos 10% destinados à Inovação. Esse topo é o Future Proof. Na cartela de cores, estão o azul, o lilás e o amarelo. A segunda etapa, que corresponde aos 30%, contempla as referências do tema Antídoto. E a base —  os outros 60% — já massificados, representam as inspirações da coleção denominada Free Spirit.

Programa Inspiramais 

O programa inicia com a formatação da pesquisa de comportamento, que é a base para a gestão de design que o Núcleo de Design do Inspiramais presta junto às  empresas expositoras. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento de materiais e ampliar negócios com outros setores. No decorrer do processo, são realizadas palestras de inspirações abertas aos fabricantes de produtos acabados de moda, antecipando o tema que será apresentado nos dias do evento.

No salão, trabalha-se com os materiais desenvolvidos a partir da pesquisa e os projetos especiais que fomentam a inovação e a sustentabilidade. Há muito conteúdo para inspirar os visitantes: palestras com especialistas e rodadas de negócios nacionais e internacionais, que conectam compradores e expositores. O programa é uma referência para o mercado, por unificar a linguagem e a metodologia para toda a cadeia produtiva da moda em um único espaço. Após a semana de realização do Inspiramais, a Abicalçados abre suas portas para receber a exposição dos materiais lançados no evento, em uma pequena exposição física, com horários de atendimentos pré agendados, na semana de 19 a 23 de julho.

O Inspiramais tem promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). São apoiadoras e parceiras as principais entidades setoriais do país: Abest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Ápice, Guia Jeans Wear e Abrafati.

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *