Cidef/UCS volta aos treinos com presença feminina na equipe

Logo nas primeiras semanas de atividade, Franciele Oliveira passou a integrar o time de basquete em cadeira de rodas

Cidef UCS realiza treinos semanais – Foto Karine Zanardi – Divulgação Cidef

Lugar de mulher é onde ela quiser. Foi com essa emblemática frase que o Centro Integrado de Pessoas com Deficiência (Cidef/UCS) recebeu sua mais nova atleta: Franciele Oliveira de Oliveira. Após meses longe das quadras, devido ao agravo da pandemia, a equipe caxiense de basquete em cadeira de rodas voltou aos treinos no início do mês de maio e, logo nas primeiras semanas, passou a contar com presença feminina nas atividades.

Fran tem 25 anos e já fez seu quinto treino junto à equipe. Natural de Santana da Boa Vista, ela veio para Caxias em março de 2020 e desde os primeiros dias na cidade procurou por modalidades esportivas para praticar. A pandemia impossibilitou o início imediato no esporte, até que neste ano, por intermédio de um amigo e agora colega de equipe, conheceu o Cidef. As expectativas já estão sendo atingidas:

“Tocar a cadeira, tocar a bola, fazer a cesta, tudo precisa de habilidade. No início não é tão fácil, mas sinto que estou conseguindo e a cada treino venho melhorando. Os meninos estão me ajudando, então tem sido uma experiência bem bacana”, conta.

Além dos naipes masculino e feminino, algumas competições de basquete em cadeira de rodas também aceitam equipes mistas. Quando as disputas oficiais forem retomadas, o intuito é que a Fran possa participar dos jogos e, ainda, incentivar outras mulheres a conhecerem a modalidade.

“Já estávamos há uns cinco anos sem a participação feminina na equipe e esse é um passo importante para representatividade no esporte. Juntos podemos dar força para a Fran acreditar no sonho dela e isso pode refletir em outras pessoas. O basquete contribui como um todo pra sociedade, seja homem ou mulher, criança ou adulto ”, destaca o presidente do Cidef, Agnel Passos.

Sobre a equipe:

O Cidef foi criado em 1996 com objetivo de proporcionar mais qualidade de vida às pessoas com deficiência e promover a inclusão social por meio do esporte. Desde a fundação, o Centro desenvolve ações voltadas à acessibilidade e à visibilidade do público PcD, que refletem positivamente na vida dos participantes e também na comunidade caxiense.

Passados 25 anos de história, o Cidef continua acreditando no seu próprio lema: superar desafios e fazer do esporte adaptado uma forma de reabilitação física e psicológica às pessoas com deficiência. Atualmente, o grupo realiza três treinos semanais, nas terças, quintas e sextas-feiras, a partir das 18h, no Centro Poliesportivo da UCS.

A equipe conta com apoio da SIM Rede de Postos, Lojas Havan, Pettenati, Universidade de Caxias do Sul, CFC Juvenil, Go Bike Shop e Equipar Veículos. Além disso, recentemente teve seu projeto aprovado no Financiamento Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Caxias do Sul (Fiesporte) para o ano de 2021.

Divulgação Sabe Caxias:


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *