Happy Code Caxias do Sul recebe inscrições até o dia 6 de junho para competição online gratuita que mobiliza crianças e adolescentes em projeto que fomenta a educação financeira

O 1º Hackathon internacional reúne público-alvo do Brasil, Espanha e Portugal

 A Happy Code, unidade Caxias do Sul, maior rede de escolas de tecnologia e inovação para crianças e adolescentes do Brasil, Espanha e Portugal e a terceira maior do mundo, segue recebendo inscrições, até 6 de junho, para o 1º Hackathon Internacional, evento online gratuito para participação do público infanto-juvenil, numa grande ação de fomento à educação financeira.

Conforme a gestora da Happy Code Caxias do Sul, Tainey Schmitt, também linha de frente da UniCesumar local, a atividade ocorre em todas as unidades da rede no Brasil e exterior, seguindo cronograma de etapas local, regional, nacional e internacional. “O momento agora é focar nas inscrições para não perder o prazo. Qualquer pessoa entre sete e 14 anos de idade pode se inscrever e concorrer aos prêmios distribuídos em mais de R$ 80 mil reais, entre bolsas de estudos e equipamentos tecnológicos”, lembra ela, ressaltando que não é preciso ser aluno da Happy Code para participar.

Uma realização da Happy Code, referência global no ensino de Programação, Maker e Robótica, a iniciativa é coproduzida pela Logitech e conta com patrocínio da Alto Giro, Radix e da Unicesumar. A competição desenvolve-se até o dia 20 de julho de 2021.

 Sobre 1º Hackathon Internacional

Neste 1º Hackathon Internacional, assim como em uma maratona de programação, as crianças se reúnem para criar uma solução para o problema proposto. O processo consiste na ideação, criação de um protótipo da solução e apresentação do projeto.

No formato de evento online com etapas locais, regionais, nacionais e a final internacional, o evento será divido em duas categorias, Kids, de sete a dez anos, e Teens, de 11 a 14 anos. Com projeção de mais de três mil participantes e mais de 1000 projetos, o maior Hackaton infanto-juvenil do mundo oferecerá 50 prêmios em quatro seletivas.

As etapas de criação do projeto envolvem a descoberta, momento em que os participantes estudam sobre o tema proposto, a ideação de prototipagem, momento da concepção e criação do projeto, e o pitch, ou apresentação de no máximo dois minutos da solução para o problema proposto, que tem a finalidade de criar interesse pela solução.

 Histórico

Oriundo do universo Hacker, o termo Hackathon é a união das palavras Hacker + Maratona, e refere-se à reunião de hackers por horas, dias ou até semanas, para explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou até mesmo novos conceitos de hardware.

O Hackathon da Happy Code é a maior competição de empreendedorismo digital infanto-juvenil do mundo. Durante a maratona, as crianças e adolescentes são estimulados a pensar em soluções criativas sobre o tema proposto. Eles contam com o apoio de instrutores que ajudam a organizar as ideias do grupo, depois apresentam os projetos para uma banca julgadora.

Na 1ª edição, em setembro de 2018, o tema foi “Saúde Bucal” e contou com a participação de mais de 700 jovens.

Já na 2ª edição, em junho de 2019, o tema foi “Segurança Digital”. A maratona contou com a participação de mais de 1.000 crianças e adolescentes.

A 3ª edição, que aconteceu entre os dias 4 e 10 de novembro de 2019 e cujo tema foi “Games na Educação”, contou com a participação de mais de 2.300 mil crianças e adolescentes – um recorde de participantes.

A 4ª edição aconteceu em 2020 e foi o primeiro Hackathon on-line da Happy Code. Com o tema COVID-19, esta edição teve mais de 1.600 crianças inscritas.

 Para fazer a inscrição ou obter mais informações sobre o 1º Hackathon Internacional da Happy Code, acesse https://cursos.happycodeschool.com/hackathon-2021.

 Informações:

Happy Code Caxias do Sul

Rua OS Dezoito do Forte, 2494, São Pelegrino – Caxias do Sul (junto à UniCesumar)

 (54) 9 9125-7280 | caxiasdosul@happycodeschool.com

 

Divulgação Sabe Caxias:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *