TI além da TI Paulo Antônio Pasqual Jr.*

Por muito tempo, a área da Tecnologia foi bastante específica e restrita a profissionais altamente especialistas no campo da Ciência da Computação.  Contudo, com a capilaridade das tecnologias, diversos campos têm requisitado o conhecimento de computação pelos profissionais de outras áreas do conhecimento.

Isso significa que, muitas vezes, esses conhecimentos são altamente necessários mesmo para profissionais que não fazem parte dos setores da Tecnologia da Informação. Essa ampliação da área de TI configura, por um lado, a ampliação de oportunidades de trabalho, por outro, assinala a necessidade cada vez maior de profissionais proficientes em computação.

E essa proficiência não é apenas como usuários, e sim como desenvolvedores.  Cada vez mais, esses múltiplos campos exigem conhecimentos da Ciência da Computação como, por exemplo, o pensamento computacional e o conhecimento mesmo que superficial de linguagens de programação.

Hoje em dia, automatizar tarefas faz parte do arcabouço de conhecimentos necessários para diversos profissionais tais como secretários, administradores, médicos, advogados entre outros. Esses profissionais podem usar algoritmos para automatizar tarefas do cotidiano de suas profissões diariamente.

A Ciência da Computação é um caminho sem volta para todas as profissões do futuro próximo. Resta saber se estes profissionais estarão preparados para atuar nesse universo de TI para além da TI.

*Coordenador dos cursos de Informática Senac Caxias do Sul 

Divulgação Sabe Caxias:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *