Trabalhe conhecendo lugares: Profissão Guia Turístico

O Brasil é conhecido por ser um país rico em cultura e pela natureza exuberante e cidades históricas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de Turismo responde por 3,71% do PIB do país. Mesmo com a pandemia, as pessoas estão buscando alternativas viáveis para fazer turismo, e viajar para destinos próximos tem sido a solução no momento. É o que informa o Ministério do Turismo.

Diante desse cenário, o profissional de turismo segue relevante no mercado, já que é ele quem pode auxiliar tanto na agência de viagens como atuar como guia. Além disso, é esse profissional quem enriquece a experiência da viagem turística, auxiliando na transmissão de informações e conhecimento sobre o local e garantindo também a segurança dos turistas sob sua supervisão.

Para a docente do curso Técnico em Guia de Turismo do Senac Caxias do Sul, Lisiara Vargas, com a pandemia, o momento é de buscar inovação por meio do mundo digital e apostar também no turismo virtual. “Quando a população estiver vacinada, o pessoal vai querer sair de casa e aproveitar o mundo. Mas, por enquanto, temos que pensar em outras alternativas”, ressalta.

Para a docente, para ser um profissional dessa área é necessário principalmente ter vontade de aprender. “E ser alegre, paciente e respeitoso. São características essenciais. Além, claro, da capacitação para o mercado de trabalho de forma a desenvolver habilidades através de atividades, práticas que são fundamentais para a compreensão e experiência do guia”, finalizou.

Para os interessados no setor, o Senac EAD está com inscrições abertas para o curso Técnico em Guia de Turismo. Com a duração de 12 meses, o curso Técnico em Guia de Turismo capacita o aluno a ser o profissional responsável pela recepção, pela condução, pela orientação e pela assistência de pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbito local, regional e nacional. Também prepara o aluno para informar aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos das localidades visitadas, apresentar e organizar roteiros e itinerários turísticos, considerando os interesses e as necessidades do visitante.

Atualmente, o Senac está com inscrições abertas para o curso, que iniciou no dia 5 de abril, nas escolas de Caxias do Sul e de Vacaria. Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp: 54 99268-9907 (Caxias do Sul) ou (54) 99174-3852 (Vacaria).

Divulgação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *