Saiba quais serão os penteados para as prendas no Dia Internacional da Dança

Docente do curso de Cabeleireiro do Senac Caxias do Sul destaca dicas sobre as regras conforme o Movimento Tradicionalista Gaúcho

Instituído pelo CID (Conselho Internacional de Dança) da Unesco no ano de 1982, o Dia Internacional da Dança é comemorado no dia 29 de abril, escolhido em homenagem à data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês. A data ainda é desconhecida para muita gente, pois começou a ser realmente lembrada no Brasil nos últimos anos.

As danças gaúchas são uma das mais antigas danças populares brasileiras. Tiveram traços das danças espanholas de meados dos séculos XVII e XVIII. A mais típica representação do Rio Grande do Sul é o “fandango” que, posteriormente, se misturou ao sapateado, originado nas antigas danças de par solto na romântica Espanha.

Por isso, a tradição e a moda se misturam nos bailes de CTG. Segundo a docente do curso de Cabeleireiro do Senac Caxias do Sul Rosângela Maciel Palagio, é comum as “prendas” terem seus cabelos bem arrumados e bem penteados. “Quando soltos, normalmente usam cachos, mas o coque ainda é o penteado mais usado. E ainda fazem o uso de adornos como flores, fitas e pequenos passadores”, comenta.

Durante a dança, de acordo com a docente, a tradição também aponta que quando a prenda está com a flor do lado direito, significa que está solteira. Já as comprometidas usam a flor do lado esquerdo. A regra não é seguida tão à risca, mas o MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) está tentando reincorporá-la nas diretrizes.

Rosângela também preparou algumas dicas sobre as regras do MTG de acordo com a faixa etária. Confira:

Prenda Mirim – usa cabelo solto, enfeitado e com fita. Pode prender a franja para tirá-la do rosto.

Prenda juvenil – pode fazer um penteado semi preso e usar o arranjo de flores. Também pode usar as tranças no semi preso e a onda topete na franja.

Prendas adultas e veteranas – pode fazer penteado, prendendo todo o cabelo, somente essas podem usar o coque. Também fazem o uso de flores. Para esta faixa etária, os penteados são mais diversificados como presos para o lado com o comprimento solto, uma trança em todo o cabelo, coques, semi presos ou ainda as madeixas soltas.

Além de seguir a tradição de cada região, sendo importante para manter viva a origem e cultura dos povos, a dança também é uma maneira de interagir, socializar, descontrair, exercitar o corpo e, principalmente, cuidar da saúde mental, como um estímulo para o cérebro e para a memória.

Divulgação:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *