Máscaras – Por Jorge Alves Júnior – jornalista e produtor cultural

Desde que a pandemia foi realmente constatada como algo real e inevitável em nossas vidas, foi necessário encarar esse desafio e utilizar recursos que, de acordo com especialistas, ajudam a prevenir o contagio do vírus. Dentre essas medidas preventivas algumas delas são: lavar bem as mãos, a utilização do álcool em gel e o uso de máscaras.

Jorge Alves Júnior – jornalista e produtor cultural

Essa ultima é ótima, protege a nós mesmos e também o outro. Com a máscara, você praticamente não reconhece a outra pessoa, seja ela uma conhecida ou amiga. Por vezes é possível passar ao lado do indivíduo e sequer notar que ali estava. Que interessante, não é preciso nem fingir… Com a máscara é possível conversar sem correr o risco de ser ou não compreendido ou interpretado. Podemos esconder detalhes como a maquiagem borrada, a barba mal feita, o dente quebrado, um defeito físico, tristeza, alegria, mentiras, verdades…

A máscara é ótima, não é mesmo? Oculta detalhes, subjetividades, você nunca tem certeza de nada que foi dito, não percebe as sutilezas, entrelinhas. Ela nos protege, com óculos de sol fica melhor ainda! Existem pessoas que carregam várias, afinal, é preciso estar prevenido. Outras usam as duplas, essas sim, protegem mesmo, impenetráveis, invioláveis, a pessoa não tem a menor chance de se contaminar…

Especialistas nos dizem que as máscaras são necessárias para a nossa sobrevivência e que quanto mais usarmos, mais protegidos do outro vamos estar. Sobreviver é preciso!

Espero que essa pandemia realmente, em algum momento, termine e nos mostre algo importante, como a dor da perda de amigos, familiares, amigos de amigos, pessoas desconhecidas do mundo inteiro com suas vidas, amores e sonhos interrompidos.

Tenho fé que essa experiência possa fazer algum sentido e, quando tudo isso passar, que possamos finalmente entender o significado de viver e, assim, retirar de uma vez por todas essas máscaras que  há muito tempo encobrem os nossos rostos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *