Lançamento de e-book celebra os mais de 60 anos do curso de Pedagogia da UCS

Material reúne memórias e narrativas sobre a institucionalização e trajetória da graduação, homenagem a docentes atuais e pioneiros e também aos profissionais formados pelo curso
Criado em 1960, o curso de Pedagogia completou, no mês de janeiro de 2021, 61 anos na Universidade de Caxias do Sul. Para celebrar e registrar a história da graduação, professores e aluna do curso elaboraram, ao longo de 2020, obra lançada neste ano pela Editora da UCS (EDUCS), intitulada Pedagogia UCS 60 Anos: Caminhos de Construção Profissional e Humana. Os textos que o livro reúne evidenciam docentes, discentes e ex-professores que atuaram no curso, no decorrer de sua trajetória, reúnem memórias e até o registro dos egressos, a partir de imagens dos quadros de formatura.

A organização ficou a cargo da acadêmica Débora Marques Mendes, como uma das atividades do Estágio Curricular III em Pedagogia, com a colaboração e participação de vários professores – a finalização se deu em conjunto com os docentes José Edimar de Souza e Lezilda Maria Teixeira.

A ação colaborativa, conforme conta o professor José Edimar, envolveu reunir trabalhos que se iniciaram no cinquentenário da Universidade e agregar elementos do novo cenário virtual – inclusive, no contexto on-line, foi realizado um chá virtual com os docentes pioneiros do curso. “A obra reflete um esforço coletivo de reunir memórias e fragmentos das práticas cotidianas que traduzem nossas identitidades”, pontua. “Deixar alguns registros da história do curso e contribuir para a qualificação da educação regional é um privilégio”, acrescenta a professora Lezilda.

É possível fazer o download do livro gratuitamente, pelo site da EDUCS.

Divulgação:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *