Parceria entre Prefeitura e UCS possibilitará busca ativa e testagem rápida de covid-19

Iniciativa também tem a participação do Simecs e Simplás

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a busca ativa e testagem rápida de pessoas com sintomas de covid-19 será realizada em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). A SMS comunicará os casos que devem ser pesquisados e a universidade fará contato com pacientes e familiares, realizará os testes do tipo antígeno (teste rápido) e dará orientações de acordo com o resultado. A capacidade será de 800 testes ao mês.

Um total de 30 mil testes foi doado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs) e Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Smplás) e será utilizado no serviço de busca ativa, bem como disponibilizado na UBS São Vicente (ponto de apoio para casos de síndrome gripal não complicada e suspeitos de covid-19), além das demais UBSs da rede. Além dessa doação, o Município comprou seis mil testes rápidos, já disponibilizados às UBSs e às UPAs Central e Zona Norte.

O objetivo da busca ativa é, além de ofertar testes rápidos, diminuir a incidência de contágio, já que o isolamento social é recomendado para pessoas que positivaram (10 dias a partir do início dos sintomas) e para quem entrou em contato com esses pacientes (14 dias). A SMS destaca, ainda, que os testes rápidos só são efetivos do segundo ao décimo dia de sintomas.

DIVULGAÇÃO:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *