No esforço de enfrentamento à pandemia, ventiladores pulmonares produzidos pela UCS e empresários estão em uso na rede de saúde de Caxias do Sul

Desenvolvidos pela Universidade e empresários de Caxias do Sul, por meio do TecnoUCS e do Hospital Geral, dez ventiladores pulmonares Frank 5010 doados ao poder público municipal caxiense, em dezembro, pela UCS e CIC Caxias, com apoio do Simecs, foram direcionados pela prefeitura de Caxias do Sul para a UPA Central, para o Hospital Virvi Ramos e ao próprio HG, para o enfrentamento da COVID-19.

Diretor Clínico do Hospital Geral, Dr. Alexandre Gonçalves Avino, um dos idealizadores do FRANK 5010, destaca que o aparelho foi homologado pela ANVISA e tem todas as condições tecnológicas para ajudar os pacientes a respirarem.

Ventiladores remanejados no HG, à disposição do município

Além dos respiradores Frank 5010, o Hospital Geral disponibilizou à Prefeitura Municipal de Caxias do Sul seis ventiladores pulmonares da marca Leistung, modelo LUFT3 (para UTI Neonatal, Pediátrico e Adulto). Os equipamentos fazem parte de uma doação do Ministério da Saúde para utilização no novo complexo hospitalar do HG. Outra parte dos equipamentos já está em uso na instituição de saúde.

“O Hospital Geral vem atendendo com capacidade máxima, assim como a rede básica e hospitalar do município, no que consiste a importância da disponibilização dos equipamentos”, pontua o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira.

Esforço em prol da comunidade

Tanto o desenvolvimento dos ventiladores pulmonares Frank 5010, quanto a disponibilização dos equipamentos do HG, demonstram a atuação da FUCS em favor da saúde da comunidade. Outros municípios como Torres e Frederico Westphalen solicitaram respiradores FRANK 5010 e, nesta semana, serão produzidos mais 6.

O reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, ressalta o empenho de pesquisadores e engenheiros que se uniram ao TecnoUCS para inovar e produzir um respirador capaz de salvar vidas com tecnologia local. Esta e outras ações mostram o compromisso da Universidade com a comunidade regional.

Já o presidente da FUCS, José Quadros dos Santos, enfatiza que a Fundação está mobilizada no enfrentamento à pandemia e à disposição do poder público com a expertise de cada uma de suas mantidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *