Parceria entre Grupo Uniftec e Instituto Campus Party viabiliza implantação de laboratórios de tecnologia em comunidades carentes de todo o Brasil

Alunos recebem preparação básica e gratuita para se prepararem para a economia digital e o futuro do trabalho

Uma parceria entre o Grupo Uniftec, com sede em Caxias do Sul, e o Instituto Campus Party viabilizará a implantação de laboratórios de tecnologia em pelo menos quatro Estados brasileiros em 2021. Batizado Include, o programa social tem como objetivo oferecer qualificação a jovens de 12 a 20 anos para o mercado de trabalho, propiciar protagonismo às comunidades na utilização da tecnologia como meio para a resolução dos seus problemas e identificar crianças e adolescentes com altas habilidades, encaminhando-os para escolas adequadas. Atualmente o Projeto Include tem unidades instaladas nos Estados da Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Distrito Federal. Espaços de estímulo à criatividade e inovação destinados ao “aprender fazendo”, os novos laboratórios serão entregues nos Estados do Amazonas, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em solo gaúcho, os laboratórios serão disponibilizados em Arroio do Meio, Restinga Seca, Dona Francisca e em quatro comunidades de Porto Alegre.

Conforme o diretor de Inovação do Grupo Uniftec, Evandro Schenal, a metodologia é baseada em aulas teóricas complementadas com práticas e aplicações, tornando lúdico o processo de aprendizado e despertando nos alunos o interesse para a tecnologia. “Eles recebem toda a preparação básica para poderem trabalhar no ramo da tecnologia nas comunidades de atuação, onde o acesso à tecnologia, muitas vezes, é mais difícil”, salienta o professor.

A participação do Grupo Uniftec, explica Schenal, consiste na parceria acadêmica para o desenvolvimento do material didático utilizado nas aulas presenciais e em plataforma online e no fornecimento dos laboratórios completos. A estrutura inclui móveis, equipamentos eletrônicos para o ensino de robótica, impressora 3D, óculos de realidade virtual, computadores e ferramentas, entre outros itens. Os laboratórios são financiados por investidores dos setores privado e público. O programa conta com uma parceria com o Sebrae para ofertar também oficinas extras de Empreendedorismo Criativo.

O reitor e fundador do Grupo Uniftec, Claudio Meneguzzi Junior, reforça que a parceria dialoga diretamente com as diretrizes de Governança Ambiental, Social e Corporativa (do inglês ESG – Environmental, Social, and Corporate Governance) às quais o Grupo está alinhado. “São fatores cada vez mais levadas em conta e que são um certificado de conduta da instituição. O Grupo Uniftec já os pratica e compartilha com todos os seus públicos internos e externos”, salienta.

A Campus Party é o maior festival de inovação do mundo, realizado há mais de 20 anos em aproximadamente 15 países. No Brasil, o evento ocorre há cerca de 15 anos e já teve edições em São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Brasília, Rondônia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e na Bahia. Com duração aproximada de cinco dias ininterruptos, reúne conferências, palestras, competições e uma programação diversa abrangendo  desenvolvedores, mídias sociais, entretenimento eletrônico, robótica, economia sustentável, dentre outras áreas. O Grupo Uniftec esteve presente na última edição da Campus Party, tendo o reitor e fundador, Claudio Meneguzzi Jr., entre os palestrantes.

Para mais informações sobre o Projeto Include e a metodologia desenvolvida pelo Grupo Uniftec, entre em contato pelo email evandroschenal@acad.ftec.com. br.

Sobre o Grupo Uniftec

O Grupo Uniftec é formado por instituições de Ensino Superior localizadas no Rio Grande do Sul. Atualmente, possui seis unidades presenciais – uma em Caxias do Sul (sede), duas em Bento Gonçalves, duas em Porto Alegre e uma em Novo Hamburgo – e 15 polos EAD espalhados pelo Rio Grande do Sul e Exterior. O portfólio de cursos conta atualmente com mais de 90 opções nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), Engenharias, Gestão, Ciências Humanas e Saúde, nas modalidades presencial, semipresencial e EAD, além de técnicos e pós-graduação, e mais de 120 cursos livres (de curta duração) por meio da plataforma Uniftec Online. São mais de 10 mil alunos entre todas as suas instituições. Fundado há 29 anos, tem como foco o Ensino Superior de qualidade e voltado para a tecnologia e inovação. O empreendedorismo educacional é estimulado ainda na graduação, por meio de incentivos como Espaço Collider, incubadora e aceleradora de startups.

Divulgação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *