Covid-19: vacinação de idosos a partir de 90 anos ocorre segunda e terça-feira em formato drive-thru

Imunização de pessoas acamadas acima de 60 anos inicia na terça-feira, a domicílio

Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, entre segunda e terça-feira (08 e 09/02), a vacinação contra a covid-19 para idosos de 90 anos de idade ou mais. A imunização será em formato drive-thru para evitar aglomerações e ocorrerá em dois pontos da cidade: na Rua Plácido de Castro (junto à Maesa) e nos Pavilhões da Festa da Uva. Na terça-feira, o Município vai começar, paralelamente e a domicílio, a vacinação de pessoas acamadas acima de 60 anos.

Equipes da prefeitura organizarão as filas do drive-thru e farão uma triagem de acordo com a faixa de vacinação. Assim, solicita-se que somente idosos dentro da faixa etária estabelecida sejam levados para imunização (90 anos ou mais) – outras pessoas não serão vacinadas. O local (Plácido de Castro ou Pavilhões) poderá ser escolhido de acordo com a preferência de cada um.

As doses serão aplicadas pelas equipes da Secretaria e, em caso de chuva, a estrutura organizada na Rua Plácido de Castro será transferida para os Pavilhões. Idosos que não puderem comparecer ao drive-thru serão vacinados em breve, em UBSs referência definidas pelo Município. Assim que isso for possível, a data e os locais serão informados. Conforme a chegada de mais doses, a imunização será ofertada a outras faixas etárias, havendo divulgação oportuna de locais e horários.

Na terça-feira, equipes da Secretaria da Saúde iniciarão a vacinação para pessoas acamadas acima de 60 anos, a domicílio. A imunização começará com as pessoas cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e avançará progressivamente pelas regiões do município, começando pela Zona Norte. Familiares de pessoas acamadas que não estão cadastradas devem procurar a UBSs de referência para realizar o cadastro.

Progresso da vacinação

As novas etapas de imunização (de idosos de mais de 90 anos e de pessoas acamadas acima de 60 anos) ocorre concomitantemente aos profissionais da saúde. Em relação a esse grupo, o Município finaliza aqueles da etapa atual (composta por profissionais de estabelecimentos de saúde prioritários, conforme orientação do governo do Estado) e, na próxima semana, vai divulgar quais serão os próximos profissionais imunizados, datas e locais.

A Prefeitura reforça que ainda não há vacinas disponíveis em UBSs e que a imunização de outros públicos-alvo será informada oportunamente. A vacinação deve ser ampliada à medida que novas doses forem recebidas.

VACINAÇÃO DE IDOSOS ACIMA DE 90 ANOS EM DRIVE-THRU

Quando:

Segunda e terça-feira (08 e 09 de fevereiro)

Locais:

Ponto 1

Rua Plácido de Castro, junto à Maesa (trecho entre as ruas Treze de Maio e Vereador Mário Pezzi)

– O acesso dos veículos será pela Rua Vereador Mário Pezzi, ingressando à esquerda na Plácido de Castro

– O trânsito estará bloqueado entre a Treze de Maio e a Vereador Mário Pezzi (sentido Imigrante – Centro) e entre a Treze de Maio e a Pedro Tomasi (sentido Centro – Imigrante)

Ponto 2

Pavilhões da Festa da Uva, no Pavilhão 1 (ao lado do Centro de Eventos)

– Acesso pela entrada principal (Rua Ivo Remo Comandulli, junto às guaritas)

Horário:

Das 10h às 17h

Quais documentos levar?

– Obrigatório apresentar documento oficial com foto e CPF

– Levar Cartão SUS (se tiver)

Orientações: Fiscalização de Trânsito, Guarda Municipal e forças de Segurança darão apoio

OBS: se chover, a vacinação ocorrerá apenas nos Pavilhões da Festa da Uva

Segunda dose: deve ocorrer novamente em formato drive-thru, em datas a serem informadas oportunamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *