POLÍTICA Cinco candidatos disputam a presidência do Senado

O Senado define, em votação presencial e secreta nesta segunda-feira (1º), quem irá presidir a Casa pelos próximos dois anos. Cinco senadores anunciaram suas candidaturas: Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Simone Tebet (MDB-MS), Lasier Martins (Pode-RS), Major Olimpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO).

Apoiado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, pelo atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e por dez partidos, entre os quais siglas da oposição, Pacheco figura como favorito na disputa.

Simone aparecia como principal adversária de Pacheco. Entretanto, nos últimos dias sua candidatura enfraqueceu. Ela foi abandonada pelo MDB – maior partido do Senado, com 15 senadores.

A bancada da legenda, liderada por Eduardo Braga (MDB-AM), se aproximou do DEM, de Alcolumbre e Pacheco, em busca de espaços na Mesa Diretora do Senado e na presidência de comissões da Casa.

Com poucas chances de vencer, Olimpio, Lasier e Kajuru devem participar do pleito para marcar a posição, defendendo suas bandeiras e as correntes a que pertencem no discurso de dez minutos que cada candidato fará antes da votação. O pleito está marcado para as 14h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *