Preview do Couro apresenta nova coleção no Inspiramais para a temporada 2022_II

Projeto é referência no desenvolvimento de novas cores, acabamentos e texturas para o mercado de moda

  A busca por um futuro mais seguro, responsável e relevante é o ponto de partida para a temporada 2022_II do projeto Preview do Couro. Baseado na pesquisa de inspirações e cartela de cores desenvolvidas sob a orientação do Núcleo de Pesquisa do Inspiramais, o projeto oferece consultorias individuais aos curtumes participantes para o desenvolvimento de couros, que resultam numa apresentação antecipada do tema Futureproof, que norteará a edição seguinte do Inspiramais.

Nos dias 26 e 27 de janeiro, durante o evento digital, será conhecida a nova coleção do Preview do Couro, com os temas Quantum e Hipervisual. O designer Marnei Carminatti, curador do projeto, explica que refletir sobre a criação de novos códigos, ajustar os caminhos entre moda, performance, sustentabilidade e inclusão, tornou-se a principal narrativa deste século. Um mantra que ecoa na sociedade. “Dialogando com estes conceitos, buscamos interpretar estas necessidades apoiados pelos dois temas inspiracionais”, observa.

De acordo com Marnei, quando tratamos do tema Quantum, a proposta é um olhar poético sobre os acabamentos, inspirados na beleza, cor, brilho e energia dos cristais e gemas preciosas ou interpretando a coexistência simultânea de acabamentos antagônicos como brilho e fosco. “Tratamos também de performance, e exploramos artigos especiais para segurança, conforto e esportes, com couros waterproof, softleather e couro lavável”, destaca.

Já o tema Hipervisual nos conecta com o maximalismo, uma inspiração gráfica para acabamentos de superfície no couro vacum ou nas exuberantes peles exóticas. “Observamos a importância da ancestralidade e buscamos apresentar couros que exaltam sua naturalidade, dando protagonismo para artigos cromefree, vegetal e vegetalizados, reafirmando a importância destes couros na composição de uma linha de produtos, principalmente para marcas que buscam uma relação mais próxima de temas sustentáveis”, explica o designer. Para Marnei, reinterpretar o presente e dar sentido ao futuro é fundamental para a humanidade. E para a moda, é uma exigência.

Na próxima edição do projeto Preview do Couro, participam os curtumes Arte da Pele, Couroquímica, Fuga Couros, Leather Labs, Casa Romeu, Sculp Leather by Krumenauer e Tre Anytry. Ao todo, serão apresentados 30 artigos na coleção. Depois do evento, as peles desenvolvidas pelo Preview do Couro serão expostas nas plataformas do projeto Brazilian Leather, uma parceria entre o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros.

O que é o Programa Inspiramais

O programa inicia com a formatação de uma pesquisa de comportamento, que será a base para a consultoria que o Núcleo de Design do Inspiramais realizará com as  empresas expositoras, com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento de materiais e a ampliação de negócios com outros setores da moda. No decorrer do desenvolvimento, são realizadas palestras de inspirações abertas aos fabricantes de produtos acabados de moda, antecipando o tema que será apresentado nos dias do evento.

Na ocasião do salão, temos a apresentação dos materiais desenvolvidos com base na pesquisa e mais os projetos especiais que fomentam inovação e sustentabilidade. Há muito conteúdo para inspirar os visitantes, como a realização de palestras com especialistas e rodadas de negócios nacionais e internacionais, conectando compradores e expositores. O programa é uma referência para o mercado, por reunir informações que unificam a linguagem e uma metodologia para toda a cadeia produtiva da moda em um único espaço.

O Inspiramais conta com a promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals e projeto Brazilian Leather e apoio das principais entidades setoriais do país e parceiros, como Abest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear, Abrafati e Trans Rubber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *