Técnico do campeão olímpico Cesar Cielo, Régis Mencia, treinará os atletas de natação competitiva do Recreio da Juventude

O criador da metodologia técnica da Cesar Cielo Swim Clinic iniciou as atividades em Caxias do Sul nesta segunda-feira, 4 de janeiro

Régis Mencia – Cesar Cielo Swim Clinic _ Crédito Jeferson Deboni

A natação do Recreio da Juventude, de Caxias do Sul, inicia o ano de 2021 com uma novidade de fôlego na comissão técnica. Desde esta segunda-feira, 4 de janeiro,  a equipe de competição do clube passou a ser treinada pelo head coach do campeão olímpico Cesar Cielo, Régis Mencia.

O técnico de 43 anos é graduado em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco, de São Paulo, e pós-graduado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro. Entre as principais qualificações está o desenvolvimento de estudos sobre métodos da iniciação até a alta performance na Natação Competitiva, tendo como base os mais de 26 anos de experiência e atuação na área.

Régis Mencia chegou ao Recreio da Juventude trazendo na bagagem a conquista de duas medalhas de bronze no Short Course World Championship 2018 CHN, quatro medalhas no Troféu José Finkel 2018, todas com Cesar Cielo; o campeonato Brasileiro Juvenil 2017 e o bicampeonato Paulista Juvenil de 2017, ambos pelo Esporte Clube Pinheiros (ECP). “Eu me junto ao Recreio da Juventude com a missão de transformar a realidade desta comunidade por meio do esporte”, promete o novo técnico.

Mencia é o criador da metodologia técnica da Cesar Cielo Swim Clinic, programa de treinamento do campeão olímpico, apresentado para as equipes de natação do clube em março de 2020. Ele também é membro do Conselho Técnico da Federação Aquática Paulista (FAP) desde 2008.

A natação é uma das modalidades do projeto Recreio da Juventude Olímpico e conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Divulgação:

 

A natação do Recreio da Juventude

A natação é uma das mais tradicionais modalidades esportivas do Recreio da Juventude. A equipe do clube reúne 81 atletas, nas categorias Mirim, Petiz, Infantil, Juvenil e Júnior, além da Master, que tem comissão técnica própria. Os atletas da agremiação são destaques nas competições estaduais, nacionais e em travessias de águas abertas, disputadas ao longo do ano.

As escolinhas de base da modalidade reúnem cerca de mil alunos, de zero a oito anos, que treinam nas quatro piscinas do clube, de 8, 18, 25 e 50 metros. A partir delas, os atletas são selecionados para as pré-equipes e, posteriormente, passam a integrar os grupos de competição do Recreio da Juventude.

 

Complexo Aquático Sede Guarany

Para os treinamentos e preparação, as equipes de competição têm a disposição um dos mais modernos centros aquáticos do Brasil. O Complexo Aquático Sede Guarany (Rua Fúlvio Minghelli, 713, Bairro São Leopoldo, Caxias do Sul) conta com uma piscina olímpica coberta, ecologicamente pensada, com tratamento de ozônio e ambientada termicamente, apta a sediar competições estaduais e nacionais.

São 10 raias de 50 metros, nas quais é possível atender até 10 nadadores em cada uma. Também existe a possibilidade de instalação de 20 raias no sentido de 25 metros, nas quais podem nadar até quatro esportistas em cada. A piscina é equipada com 20 blocos de partida, para recolhimento de raias, além de sistema de cronometragem eletrônico da marca Colorado, utilizado atualmente em competições mundiais e Jogos Olímpicos; adquirido por meio da parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *