Pandemia traz impactos na saúde mental e na autoconfiança

Consultora da Fundatec alerta sobre a importância da consciência emocional para superar os desafios do momento atual
As constantes mudanças na vida podem fazer com que as pessoas desenvolvam barreiras mentais para enfrentar esses obstáculos. Uma das coisas que chamam atenção no momento atual de pandemia é a importância da consciência emocional para superar tais desafios, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Segundo Andréa Ribas, consultora da Fundatec e especialista em saúde emocional, o momento atual é complexo e traz fortes impactos na saúde mental e na autoconfiança. “Estamos vivendo um ano desafiador, muitas pessoas estão sendo pegas de surpresa, perdendo sua estabilidade, seu emprego”, analisa.

Nesse sentido, a imunidade aparece como algo necessário, porém é preciso ter cuidado. “Desenvolver a imunidade como forma de boicotar objetivos pessoais e profissionais pode causar um efeito adverso, fazendo com que a pessoa diminua seu nível de exigência e se acomode. Não fomos treinados a fortalecer aquilo em que realmente somos bons”, alerta Andréa.

A profissional lembra os conceitos da pesquisa “Immunity to Change”, realizada pelo psicólogo Robert Kegan (Universidade Harvard), que identificou o fenômeno que faz com que uma pessoa, apesar de possuir objetivos na vida, age em contramão daquilo que busca, por conta de “compromissos” mentais que fazem com que o foco em alcançá-los sejam esquecidos. “Apesar do estudo ter acontecido há 20 anos, seus resultados são muito presentes na sociedade atual”, resgata.

Andréa Ribas é especialista em Psicologia Positiva e Ciências da Autorrealização e também em Gestão Estratégica. Possui formações em Abordagem Integrada da Mente e Psicofisiologia. Diretora da Estação Oito onde desenvolve profissionais e negócios que buscam a alta performance com saúde emocional.

PUBLICIDADE:

Conheça também nossas parcerias em geração de conteúdo de entretenimento geral:

Sabe Caxias by Bitcom – Segunda à sexta das 10:15 às 11:00 horas e depois à disposição:

Youtube, facebook, instagram – Sabe Caxias e BitcomTV

https://www.facebook.com/bitcomtv/videos/730996497507230

Cafeína Talk Show – todas as sextas uma nova estreia.  20 hs.

MÚSICA:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *