Comércio caxiense cresce pelo quarto mês consecutivo

Resultado do Termômetro de Vendas da CDL Caxias aponta incremento de 5,72% em agosto em relação a julho e retração de 15,97% frente ao mesmo período do ano anterior

Pelo quarto mês seguido, o comércio caxiense apresenta crescimento em relação ao mês anterior. O desempenho econômico do município foi divulgado pela CDL Caxias do Sul em coletiva de imprensa junto à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), nesta quarta-feira (21). O tradicional levantamento realizado pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias aponta que houve um crescimento de 5,72% nas vendas em agosto em relação a julho. No comparativo com o mesmo período do ano anterior, o resultado é de queda de 15,97%.

Para o assessor de economia e estatística da CDL Caxias do Sul, Mosár Leandro Ness, os números mostram que a economia tem demonstrado uma retomada gradual, mas ainda lenta quando a base de comparação é com o mesmo período do ano passado.

“O crescimento pelo quarto mês consecutivo aponta para um caminho de recuperação das vendas de uma forma mais consistente, continuada, mas ainda muito distante dos patamares de 2019. Ao contrário de abril, em que ocorreu uma forte retração em todos os setores, os indicadores de maio, junho e julho já apontavam para uma leve aceleração, destacam-se as vendas a varejo, pelos dados do cartão de crédito, fluxo em rodovias, vendas de automóveis e caminhões e elevação do nível de confiança, que é um fator fundamental em todo o processo de retomada”, analisa.

O assessor da CDL Caxias também destaca que os consumidores estão buscando mais informações para acesso ao crédito. Em agosto, houve um aumento de 26,9% de consulta por este público junto ao sistema SPC, o que demonstra uma vontade e até mesmo uma maior possibilidade de voltar a comprar no comércio.

“O número de cobranças e de recuperação de dívidas têm sido recordes nos últimos meses. As pessoas estão aproveitando bem esses recursos que estão entrando para quitar suas dívidas, colocar o nome em dia e retomar o crédito”, pontua.

Mesmo com o aumento do volume de consultas pelos próprios consumidores, o sistema CDL/SPC identificou a estabilidade no volume geral de consultas (que inclui os levantamentos dos lojistas) em relação ao mês anterior, com pequena queda de 0,09%. No comparativo com o mesmo período de 2019 houve leve redução de 1,78%.

O volume de inclusões de débitos apresentou declínio de 19,78% na comparação entre agosto e julho deste ano e também registrou queda em relação ao mesmo período de 2019, de 21,73%.

Já as exclusões de débito, que são as pessoas que quitaram duas dívidas ao longo do mês de agosto, apresentaram retração de 15,82% frente a julho, um decréscimo ainda mais acentuado, de 48,91%, no comparativo com o mesmo mês de 2019.

Os resultados dos diferentes setores do varejo caxiense também têm seguido a tendência dos últimos meses. No ramo duro, a variação entre agosto e julho de 2020 registrou um aumento de 5,54%. Descontada a inflação, em relação ao mesmo período do ano anterior, há queda nas vendas de 15,40%. Já no ramo mole, a variação entre agosto e julho 2020 foi de 6,58% e a diferença sob o mesmo período de 2019 foi de
-18,51%.

O diretor de Tecnologia e Inovação da CDL Caxias, Lucas Magnani, reforça que o desempenho positivo em agosto coincide com a continuidade do funcionamento do comércio, com ampliação de horários de atendimento e da retomada de outros setores como a indústria e serviços. O diretor também aponta a preocupação das pessoas em consultar o sistema SPC como pontos positivos do Termômetro de Vendas de agosto.

“Percebemos uma relação bastante direta da abertura das lojas com o aumento nas vendas, o que comprova que estamos caminhando para esta retomada. Alguns pontos que também contribuíram para este resultado são os aumentos nos números de postos de trabalho pela indústria e serviços, que acabam gerando um impacto positivo nas vendas do varejo caxiense. Quanto ao aumento de consultas no balcão do SPC, acreditamos que esse índice deverá aumentar ainda mais com a campanha da CDL Caxias, o Feirão Limpa Nome, que segue até janeiro, com os consumidores procurando quitar suas dívidas para voltar a ter acesso ao crédito para as compras de final de ano”, antecipa.

Divulgação:

Conheça também nossas parcerias em geração de conteúdo de entretenimento geral:

Sabe Caxias by Bitcom – Segunda à sexta das 10:15 às 11:00 horas e depois à disposição:

Youtube, facebook, instagram – Sabe Caxias e BitcomTV

https://www.facebook.com/bitcomtv/videos/274025030486102/

Cafeína Talk Show – todas as sextas uma nova estreia.  20 hs.

MÚSICA:

PUBLICIDADE:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *