Conexo: Empresas Randon lançam iniciativa de inovação aberta

Novo investimento funcionará como hub de conexões e negócios em ambiente físico e digital

Criar conexões com o objetivo de gerar conhecimento, fortalecer networking, resolver problemas reais, valorizar ideias, capacitar as pessoas e gerar novas possibilidades de negócios. Com essas premissas, as Empresas Randon lançam a Conexo. O novo investimento da companhia funcionará como um hub de conexões, por meio físico e digital, entre as Empresas Randon e diversos players, como empreendedores, outras grandes empresas, startups, universidades, instituições deste ecossistema e a comunidade.

Fisicamente, a Conexo está instalada em um moderno prédio, com 945 m², localizado em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, projetado com áreas para cocriação, interação e produção de conteúdo. No ambiente digital, a empresa vai disponibilizar uma aplicação que permitirá a interconexão entre os variados players interessados, permitindo a cooperação e o desenvolvimento de novas ideias, em um ambiente de coexistência.

“A essência da Conexo é acelerar o processo de transformação cultural pelo qual as Empresas Randon estão passando. Queremos fortalecer ainda mais a colaboração entre as nossas unidades e com a comunidade, produzindo conhecimento, soluções ágeis, resolvendo problemas reais. Acreditamos que a colaboração, em ambiente físico e digital, contribui para o crescimento de toda a comunidade e gera novas oportunidades de conexão e de negócios.”, projeta o CTO (Chief Transformation Officer) das Empresas Randon, Daniel Ely.

A Conexo nasce potencializando iniciativas que as Empresas Randon vêm desenvolvendo nos últimos anos, como as células exploratórias da ExO, que já está na quarta geração e se tornou uma ferramenta de desenvolvimento de tech e soft skills – habilidades e competências relacionadas à tecnologia e ao comportamento humano –, e o programa de intraempreendorismo Start. Além disso, esse portfólio ganha uma novidade: o Startup Creator, um programa dedicado à criação de novos negócios. Com estas iniciativas, equipes de colaboradores formam times para identificar algum problema a ser resolvido (no Start), que depois poderão ser transformadas em um novo produto ou em uma nova startup (no Startup Creator).

“A transformação nas Empresas Randon começou de dentro para fora, com a mudança de mentalidade das pessoas, com novas maneiras de pensar e de agir e com a aproximação de parceiros externos, como o ecossistema de inovação e startups. Essa evolução que representa a Conexo está ligada aos desafios globais, dos nossos negócios e do propósito da companhia”, salienta o CEO das Empresas Randon, Daniel Randon.

Além do fortalecimento e dos desafios internos, a nova unidade das Empresas Randon funcionará como ambiente de conexão para novos negócios com startups e o acesso a tecnologias e novas formas de trabalho. Também será um ambiente para o compartilhamento, por meio de conteúdos e eventos, de tendências e conhecimento para a comunidade. A Conexo será ativada em colaboração com o Nau Live Spaces – Hub de Inovação e Empreendedorismo, que é parceiro na cogestão de produtos de consultoria, educação e eventos e também como investidor. Os projetos desenvolvidos contam ainda com o apoio de outras empresas, como a Sicredi Pioneira e a DBServer.

Lançamento oficial

A Conexo foi inaugurada oficialmente nesta terça-feira, 20 de outubro, em transmissão online pelos perfis da nova empresa no Instagram e Facebook (@somosconexo) e no canal do YouTube (http://bit.ly/YouTubeConexo). Além da presença dos executivos da companhia, para apresentar essa novidade, e de autoridades, como o Governador do Estado do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, o evento digital contou com palestra do especialista Tiago Mattos. Considerado um dos mais destacados futuristas do Brasil, ele abordou temas voltados para o futuro do trabalho, impacto das novas tecnologias, pensamento digital e inovação aberta.

Na oportunidade, foi lançado também o Conexo Challenge, com o desenvolvimento de desafios nas áreas de IoT – Soluções inteligentes voltadas para a área da Logística; Advanced Analytics – geração de valor através dos dados; Sustentabilidade – reutilização de materiais e energias renováveis para reduzir o impacto ambiental; e Conexão – Soluções tecnológicas para aproximar pessoas com foco em Aprendizagem, Comunicação e User Experience.

Jornada de transformação cultural

Nos últimos anos, variados projetos e ações foram desenvolvidos para efetivar as transformações no âmbito da inovação dentro das Empresas Randon. Atualmente, a companhia tem aproximadamente 50 startups conectadas a diversas áreas, desde serviços, backoffice e até projetos, produtos e serviços estratégicos. Desde 2019, a Randon conta com uma área de Negócios Digitais com linhas de atuação em Robotic Process Automation (RPA), Data Science e Inteligência Artificial, Blockchain e Soluções Ágeis.

A companhia também conta com a Randon Ventures, unidade lançada em fevereiro deste ano para investir, coinvestir e acelerar startups. A empresa direciona os investimentos para segmentos complementares aos negócios do grupo como logística, serviços, seguros e mobilidade das coisas. Até o momento, a Randon Ventures tem duas startups investidas: a TruckHelp, plataforma de soluções para caminhoneiros e transportadoras que conecta esse público com serviços de autopeças e oficinas mecânicas – cuja parceria já resultou no plano Truck Assistência, primeiro produto lançado em conjunto, no mês de setembro; e a Reboque.me, aplicativo que, por meio de uma plataforma digital, oferece serviços de assistência 24 horas on-demand para veículos.

“A inovação sempre fez parte da nossa história e está materializada em nossos produtos e na postura protagonista que exercemos em nossos mercados de atuação”, lembra o CEO, Daniel Randon. Entre outras iniciativas, a companhia conta, há dez anos, com o CTR, um complexo de engenharia avançada usado pela própria companhia e por montadoras nacionais e do exterior para o desenvolvimento de novos produtos – como a linha de semirreboques com sistema de tração auxiliar elétrica Hybrid R – e testes para diferentes veículos, implementos e autopeças, e reforça a cultura da inovação e do empreendedorismo por meio do Instituto Hercílio Randon, criado para potencializar, acelerar e compartilhar a inovação na companhia e também na comunidade. As Empresas Randon são mantenedoras e atuaram na idealização do Instituto Hélice, criado para alavancar a inovação na Serra Gaúcha.

Fotos: Alex Battistel

Divulgação:

Conheça também nossas parcerias em geração de conteúdo de entretenimento geral:

Sabe Caxias by Bitcom – Segunda à sexta das 10:15 às 11:00 horas e depois à disposição:

Youtube, facebook, instagram – Sabe Caxias e BitcomTV

Cafeína Talk Show – todas as sextas uma nova estreia.  20 hs.

MÚSICA:

PUBLICIDADE:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *