Projeto inédito de curadoria de memórias pessoais é lançado por jornalistas gaúchos

Empresa Legado – Histórias de Vida, dos sócios Valquíria Vita e Marcelo Aramis, escreverá perfis póstumos e biografias

Valquíria Vita e Marcelo Aramis lançam a empresa Legado – Histórias de Vida, que escreverá perfis, biografias, histórias de casais, famílias e empresas.
Créditos: Tatiana Cavagnolli

“Quão valioso seria poder ler a história dos seus bisavós?”. O questionamento dos jornalistas Marcelo Aramis e Valquíria Vita é o mote da nova empresa da dupla. Em um projeto inédito no Rio Grande do Sul, os caxienses lançam a Legado – Histórias de Vida, que fará a curadoria de memórias pessoais, no formato de biografias, perfis póstumos, histórias de casais, de famílias e de empresas.

Marcelo Aramis reforça que a Legado nasce para perpetuar momentos de vida, e que o trabalho desenvolvido pelos jornalistas será de entrevistas, relatos e fotos.

“A proposta é que essas histórias tenham diversos ‘lançamentos’ para a família, não só na entrega do trabalho, mas a cada novo momento de relembrar um legado. Como um álbum antigo de fotos, que se torna novo sempre que alguém o abre. Os textos podem ser ótimas opções para presentear em grandes aniversários, ou bodas, para registrar consolidações de carreira, para homenagear falecidos. E pode ser um livro para o próprio personagem ler: pessoas que sofrem com o Alzheimer, por exemplo, que poderão contar seus relatos antes de níveis altos de esquecimento”, explica o sócio, que, ao lado de Valquíria Vita, também está à frente da TXT, empresa de comunicação com foco em produção de conteúdo para marcas, criada por eles, em 2015.

Com investimentos que partem de R$ 1 mil, as modalidades vão desde registros com apenas um entrevistado, até textos elaborados a partir de relatos de 10 fontes. Ao final, o trabalho é entregue em formato de e-book, que também ficará disponível em um servidor online próprio (para ser acessado por futuras gerações), junto ao site da empresa, com a possibilidade de ser impresso em gráfica.

“Desde a faculdade de jornalismo, somos apaixonados por contar histórias e acreditamos que toda história de vida vale ser registrada. A Legado é a realização de uma ideia antiga, mas que foi impulsionada pelos acontecimentos de 2020, quando percebemos, com mais clareza, que os entes queridos podem partir do dia para a noite. E com eles, muitas memórias de família acabam se perdendo”, complementa a sócia Valquíria.

Com passagem por importantes veículos de comunicação da imprensa estadual e nacional, a dupla tem o conhecimento e a experiência necessários para contar boas histórias. Valquíria Vita é jornalista formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com Mestrado em Artes e Comunicação pela Pittsburg State University, nos Estados Unidos. Foi repórter do jornais Zero Hora, Pioneiro, O Caxiense e editora-assistente do americano The Collegio. Já escreveu matérias para as revistas Superinteressante, Época Negócios, Amanhã, Ensino Superior e Acontece. Marcelo Aramis também é jornalista graduado pela UCS. Foi repórter do jornal Correio Riograndense, editor-chefe do jornal e da revista O Caxiense e escreveu matérias para a Revista Veja.

Conheça o programa SABE CAXIAS by BITCOM:

Segue o link:

Sabe Caxias by Bitcom – 16/10/2020

Sabe Caxias by Bitcom – 16/10/2020Assuntos de seu interesse.

Posted by Bitcom TV on Friday, October 16, 2020

Cafeína Talk Show  – todas as sextas um novo convidado.

MÚSICA

SERVIÇOS

Perfil
Narrativa contínua de vida, com histórias apenas do perfilado ou então com até 10 fontes.

Biografia
Narrativa em capítulos, com relatos apenas do biografado ou com a contribuição de até 10 narradores.

Perfil póstumo
Narrativa contínua, com histórias de até 10 narradores que eram próximos da pessoa falecida.

Histórias de família
Narrativa focada em origens da família, com a participação de memórias de até 10 familiares.

História de casal
Narrativa com as histórias contadas pelo casal ou por até 10 fontes.

Histórias de empresa
O projeto é desenvolvido de acordo com cada necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *