Microempa será posto principal de extensão do Exporta-RS em Caxias do Sul – Atendimentos iniciaram já a partir desta terça-feira (6)

Atendimentos iniciam já a partir desta terça-feira (6)

Assinatura do Termo de Cooperação do Exporta RS 5-10 – creditos Alencar J. Turella

O Núcleo Setorial de Negócios Internacionais, o MICROEX, da Microempa já é referência no estado no acesso de micro e pequenas empresas ao mercado internacional. Agora, em reconhecimento a essa expertise, a Microempa passa a ser também o posto principal de extensão do programa Exporta-RS em Caxias do Sul. Serviço que começa a ser oferecido já a partir terça-feira (6). O termo de cooperação da parceria público-privada entre Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Prefeitura de Caxias do Sul e entidade foi assinado na tarde da última segunda-feira (5), em evento que contou com a presença do Governador Eduardo Leite, por videochamada, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Rodrigo Lorenzoni; do prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina; do Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Gilnei Garcia Lafuente; e da presidente da Microempa, Luiza Colombo Dutra; e demais autoridades e lideranças municipais.

O Termo Assinado nesta segunda-feira, Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, faz parte do plano de descentralização da iniciativa e cria um balcão do programa na entidade, para oferecer, sem custo, às empresas de Caxias do Sul e região informações e estudos de mercado com destinos potenciais para seus produtos, facilitando o acesso dessas empresas ao mercado internacional. O município foi escolhido para receber o posto piloto devido à alta procura de empresas locais no balcão do programa em Porto Alegre. Das cerca de 400 empresas que procuraram o posto do Exporta-RS na capital, mais de 15% eram de Caxias do Sul. Além do posto principal, um ponto de atendimento também funcionará na Prefeitura de Caxias do Sul, junto à Sala do Empreendedor, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Para a Microempa, sediar um posto de extensão do Programa Exporta RS valoriza o trabalho realizado pelo Núcleo Setorial de Negócios Internacionais, o MICROEX, que desde 2016 vem ajudando empresários a se preparar para acessar o mercado externo. Nosso objetivo como entidade é representar as micro e pequenas empresas e contribuir efetivamente para o desenvolvimento das MPE e do MEI” explica a presidente da Microempa, Luiza Colombo Dutra, ao comentar a importância da parceria para as empresas da região.

“Essa parceria contribui fortemente para todas as empresas da região que querem desenvolver uma cultura exportadora. Nesse período de pandemia ficou evidente a necessidade de elas estarem presentes em diversos mercados. Trata-se de uma excelente oportunidade para o fortalecimento das micro e pequenas empresas que representam mais de 98% da economia nacional”, complementa.

Conheça o programa SABE CAXIAS by BITCOM:

Segue o link:

Sabe Caxias by Bitcom – 06/10/2020

Sabe Caxias by Bitcom – 06/10/2020Assuntos de seu interesse.

Posted by Bitcom TV on Tuesday, October 6, 2020

Cafeína Talk Show  – todas as sextas um novo convidado.

MÚSICA

 

Sobre o programa

O Programa Exporta-RS, desenvolvido pelo Governo do Estado desde 2016, auxilia empresas na prospecção de novos mercados. Entre os objetivos, está a ampliação e a consolidação de empresas gaúchas no mercado internacional, em especial micro, pequenos e médios empreendimentos. Até esta segunda-feira (5), o programa contava com apenas um posto de atendimento físico, localizado em Porto Alegre, para todo o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *