Semana Lixo Zero de Caxias do Sul convida população à ações de sustentabilidade

A I SEMANA LIXO ZERO DE CAXIAS DO SUL, idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil (@institutolixozerobrasil), e coordenada pelo Coletivo Lixo Zero Rio Grande do Sul (@coletivolixozerors), ocorre anualmente em inúmeras cidades brasileiras, e em 2020 chegou em Caxias do Sul. O evento ocorre do dia 23 de outubro a 01 de novembro, de forma online. 

Foto Sabrina Didoné

Até o dia 10 de outubro, o Coletivo de Caxias do Sul (@caxiaslixozero) convida pessoas físicas, empresas, entidades a cadastrarem uma ação a ser realizada durante a Semana. Podem ser lives, palestras, mesas, oficinas – e quem cadastra a ação a executa. Assim, mais do que apenas promover a conscientização, o grupo abre espaço para novas vozes trazerem ensinamentos pertinentes sobre práticas sustentáveis. Uma ação já confirmada é o dia sem sacolas no supermercado – ela acontece no dia 28 de outubro, na rede Multi Mercados em Caxias do Sul.

O evento tem por objetivo difundir o conceito LIXO ZERO, que consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis, orgânicos, industriais e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários, e/ou para a incineração.

A Semana Lixo Zero é um evento colaborativo, organizado por voluntários, que atua como plataforma mobilizadora, onde qualquer pessoa, física ou jurídica, pode cadastrar ações relacionadas à temática. A programação conta com diversas atividades gratuitas (oficinas, workshops, talks, lives, palestras, ponto de coletas), que são realizadas através de parceiros (empresas, sociedade civil, organizações, estabelecimentos no geral), e abertas ao público.

Neste ano as ações irão ocorrer de maneira online, abordando assuntos transversais sobre consumo, educação, reuso, reciclagem, compostagem, sustentabilidade, entre outros temas associados ao conceito Lixo Zero. A programação será divulgada através das páginas do instagram do Coletivo Lixo Zero RS e do Caxias Lixo Zero.

O Coletivo de Caxias do Sul (@caxiaslixozero) está trazendo o evento pela primeira vez à cidade, e pretende incentivar práticas sustentáveis e sensibilizar a população da necessidade de se trabalhar de forma conjunta em prol do meio ambiente. Caxias do Sul integra o Comitê Gestor do Coletivo Lixo Zero RS, e participou da organização e execução do Encontro de Melhores Práticas Lixo Zero 2020. Evento que ocorreu de maneira virtual, durante os dias 25 e 30/05, e mobilizou 7 cidades do estado, atingindo mais de 1.170 pessoas ao vivo.

Compartilhar o conceito Lixo Zero é competência dos embaixadores e voluntários do ILZB, que organizam anualmente eventos e ações com o objetivo de divulgar melhores práticas de produção, consumo e descarte.

Confira em nossas redes sociais a programação conforme for divulgada: www.instagram.com/caxiaslixozerors

Conheça o programa SABE CAXIAS by BITCOM:

Segue o link:

Cafeína Talk Show  – todas as sextas um novo convidado.

MÚSICA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *