Na contramão da pandemia: UniCesumar Caxias do Sul investe mais de R$ 200 mil em laboratório para engenharias

Tecnologia permite que os alunos consigam realizar testes práticos em casa, por meio do acesso à internet e programas específicos da instituição

Sala de Aula Invertida – UniCesumar – Crédito Aline Maria Pereira

Inovar oferecendo tecnologia, mas, sem perder a essência da conexão com o próximo, sempre foi um dos principais lemas da UniCesumar. Objetivando aproximar os estudantes de seus ideais, mesmo em tempos de isolamento social, a instituição inicia o segundo semestre letivo com novidades para os cursos de engenharia.

Com um investimento na ordem dos R$ 200 mil e capacidade para 48 pessoas, a partir deste mês os acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica e de Produção, da UniCesumar Caxias do Sul, poderão contar com um dos mais modernos laboratórios multidisciplinares do mundo.  A tecnologia também estará disponível em outros 55 polos do Brasil que oferecem as disciplinas e, juntos, beneficiarão mais de oito mil alunos. O investimento total foi de 10 milhões de reais.

Os laboratórios são compostos por maletas de física e química, materiais da indústria e tecnologia da construção, automação industrial, ergonomia, segurança do trabalho e bancadas que simulam fenômenos de transporte, mecânica, resistência e eletricidade. Os equipamentos permitirão aos estudantes colocar em prática o que já estudaram na teoria, por meio de ensaios, como por exemplo, testes de tração e compressão, de verificação do comportamento de fluídos dentro de tubulações de diferentes diâmetros e valores, além da simulação de circuitos elétricos prediais e residenciais.

“As novas bancadas possuem software conectadas à nuvem, onde o aluno consegue monitorar sua prática em tempo real por meio do seu smartphone, além do acesso a todos os resultados, dados e gráficos do seu experimento,” explica o Coordenador dos cursos de Engenharia da EAD UniCesumar, Fabio Gentilin.

Para a elaboração dos equipamentos Gentilin visitou a China, a Alemanha e os Estados Unidos (antes do período de pandemia) e recriou, em parceria com o CEO da Startup nacional Owntec, Luiz Antonio Barbieri, os recursos destes países considerados referência em ensino, para uma tecnologia exclusiva no Brasil.

Neste momento de pandemia, foi disponibilizado aos alunos simuladores capazes de reproduzir experimentos com dados obtidos em ambiente real de laboratório, nos quais ele controla, comanda e monitora, em tempo real, a prática. Dessa forma, quando os encontros presenciais ocorrerem eles estarão ambientados e preparados para os desafios propostos.

Depois dessa ação, a UniCesumar Caxias do Sul se tornou a única instituição de Caxias do Sul a oferecer laboratórios altamente  inovadores, ensino híbrido e educação 4.0, com foco na internet das coisas. Mais informações no site https://www.unicesumar.edu.br/ home/ ou nos telefones é o (54) 3537-9009 e o WhatsApp (54) 99149-5917. O polo de Caxias do Sul está localizado na Rua Os Dezoito do Forte, 2494, bairro São Pelegrino.

Informações

UniCesumar Caxias do Sul

Rua OS Dezoito do Forte, 2494 – São Pelegrino – Caxias do Sul

(54) 3537-9009 (54) 99149-5917

Conheça o programa SABE CAXIAS by BITCOM:

Segue o link:

Sabe Caxias by Bitcom – 04/09/2020

Sabe Caxias by Bitcom – 04/09/2020Assuntos de seu interesse.

Posted by Bitcom TV on Friday, September 4, 2020

Cafeína Talk Show  – todas as sextas um novo convidado.

Cafeína Talk Show – 21/08/20 – Guto Agostini

Miguel Brambiila entrevista no Cafeína Talk Show desta semana o radialista e músico Guto Agostini.

Posted by Bitcom TV on Friday, August 21, 2020

MÚSICA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *