Loja dos Artesãos Aurora resgata a tradição do feito à mão

Grupo de 60 associados da Vinícola Aurora encontrou no artesanato a chance de incrementar a renda das famílias. Há 24 anos, espaço em frente a cooperativa comercializa produtos para turistas e visitantes. Em 2019, mais de 100 mil pessoas passaram pelo local

Artesãos Aurora – Crédito Daniela de Lucas

A responsabilidade social faz parte da essência da Vinícola Aurora. Fundada por 16 família em 1931, a cooperativa trabalha visando o desenvolvimento sustentável das 1,1 mil famílias que hoje fazem parte da empresa. Como uma das formas de retribuir o amor e carinho que os agricultores despendem diariamente com as videiras, a vinícola oferece programas sociais para ajudá-los em diferentes frentes.

Além de capacitações e estímulos à sucessão rural, a cooperativa conta com a loja dos Artesãos Aurora, localizada em frente ao complexo enoturístico da vinícola (Travessa Tiradentes, 61), em Bento Gonçalves. Há 24 anos, viticultores e familiares de associados têm a oportunidade de incrementar suas rendas com a venda de produtos feitos à mão. São mais de 100 itens, de lembrancinhas a artigos de decoração, muitos deles resgatando tradições como o crochê e o tricot.

“Trinta anos atrás, a Aurora oferecia cursos gratuitos de artesanatos e de culinária para associadas em todas as regiões onde havia viticultores cooperados. Nas aulas, a gente aprendia a desenvolver dotes manuais, como crochê, tricot, bordados e pinturas, além de doces e salgados. A ideia era valorizar as pessoas que viviam na área rural, retribuindo a dedicação delas”, contextualiza a presidente da Associação dos Artesãos Aurora, Salete De Costa Dall’Oglio, 64 anos.

Salete, que faz parte da cooperativa desde que nasceu, conta que, na década de 1980, não havia pretensão de um espaço exclusivo para que as artesãs comercializassem as criações, mas que o processo foi natural, depois que perceberam o interesse dos turistas.

“Chegou num momento que tínhamos aprendido muitas coisas, então uma das professoras sugeriu que fizéssemos uma exposição dentro da cave de Baco da Aurora, para que os turistas pudessem ver o que tínhamos aprendido. Os visitantes gostaram tanto que quiseram adquirir as mercadorias, mas elas não estavam à venda. E isso foi o que nos incentivou a comercializar as peças. No começo, vendíamos junto com a loja de vinhos da Aurora, mas não tinha muito espaço para expor. Então, a cooperativa nos cedeu um sala em frente à vinícola, sem cobrar aluguel e nem obter lucro com as nossas vendas”, lembra.

Hoje, além de mulheres, a Associação dos Artesãos Aurora – responsável pela loja – é composta por 60 integrantes, incluindo homens. Para fazer parte, basta ser cooperativado ou ter relação familiar próxima (esposa, marido ou filhos de associados) e que residam, preferencialmente, em área rural.

“Nossas mercadorias são bem aceitas. É uma oportunidade para o agricultor aumentar a renda, especialmente na entressafra, e a chance de o turista poder levar para casa lembranças de Bento Gonçalves e da região, peças em resina e madeira, geleias, doces de amendoim, trufas, biscoito, grostoli, frutas cristalizadas, sabonete, porta-chaves, chaveiros, sapatinhos de tricot, trilhos, tapetes, guardanapos de crochês, entre tantos outros. Temos muitas opções e com preços muito atrativos, que variam de R$ 2 a R$ 50”, orgulha-se Salete.

Só em 2019, mais de 100 mil visitantes passaram pela loja. A presidente da associação revela que, atualmente, a preferência dos clientes são por itens de miniaturas em resina, madeira e biscuit, como garrafas de vinho, uva, cuia e fogão à lenha, que traduzem o simbolismo da região, e doces coloniais, como chimias, geleias e compotas. Todos os produtos agroindustriais possuem o selo Sabor de Bento. Outro item que desperta muito a atenção dos visitantes são as enojoias, única joia conhecida no mundo a utilizar nas peças cristais removidos dos tanques de vinho.

“A cooperativa faz um trabalho muito bom com os associados, sempre valorizando quem é do interior. Vejo isso como uma ótima oportunidade para as pessoas crescerem. E se a pessoa se sente mais valorizada, ela vai fazer as coisas com mais amor e também vai ter mais progresso. Temos muito orgulho de fazer parte dessa grande família que é Cooperativa Vinícola Aurora. A empresa não visa só a produção de vinho, eles querem que todos os cooperativados cresçam com ela”, emociona-se Salete.

A loja da Associação dos Artesãos Aurora funciona de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h, e no domingo, das 9h às 12h. Em função do Modelo de Distanciamento Controlado em decorrência ao coronavírus, os horários podem sofrer alteração. Assim, sugere-se contato prévio, pelo telefone (54) 3455.2047.

SERVIÇO | LOJA ARTESÃOS AURORA
Onde: Travessa Tiradentes, 61 (em frente à loja de vinhos da Vinícola Aurora), bairro Cidade Alta, em Bento Gonçalves
Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 9h às 17h, e no domingo, das 9h às 12h (em função do coronavírus, os horários podem sofrer alterações)
Telefone: (54) 3455.2047

Conheça o programa SABE CAXIAS by BITCOM:

Segue o link:

Sabe Caxias by Bitcom – 04/09/2020

Sabe Caxias by Bitcom – 04/09/2020Assuntos de seu interesse.

Posted by Bitcom TV on Friday, September 4, 2020

Cafeína Talk Show  – todas as sextas um novo convidado.

Cafeína Talk Show – 21/08/20 – Guto Agostini

Miguel Brambiila entrevista no Cafeína Talk Show desta semana o radialista e músico Guto Agostini.

Posted by Bitcom TV on Friday, August 21, 2020

MÚSICA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *