Governador Eduardo Leite debate Plano de Distanciamento Controlado e atividades de comércio e serviços em reunião da Fecomércio-RS

O governador Eduardo Leite participou, na tarde desta quinta-feira (27), da reunião extraordinária de diretoria da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul – Fecomércio-RS. O encontro, que também contou com a presença da secretária Leany Lemos, reuniu o presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn e líderes empresariais para debaterem sobre as recentes alterações do Plano de Distanciamento Controlado e as atividades de comércio e serviços.

Dando início ao encontro, o presidente Luiz Carlos Bohn falou sobre a evolução da política estadual de combate à pandemia, com destaque para as ações diárias da entidade que, desde março, contribui ativamente com o governo, sempre alinhada com os protocolos sanitários e de funcionamento. Bohn também destacou o prejuízo que as restrições das atividades econômicas trazem para o RS e que diante do cenário atual uma das discussões que se faz necessária é o agravamento do desemprego em caso de concessão do reajuste do piso regional.

“Apoiamos o Plano de Distanciamento Controlado e temos medidas seguras para a abertura das empresas do comércio sem aumentar a contaminação. Contudo, as restrições impostas são uma preocupação para a Federação com base nas mais de 130 mil demissões que aconteceram desde o início da crise. Neste sentido, importante destacar nossa preocupação com o Projeto de Lei que reajusta o piso salarial regional, salientando que se a proposta for aprovada irá agravar o cenário econômico do estado.”

Na sua fala, o governador Eduardo Leite apresentou o Modelo de Distanciamento Controlado do RS e uma análise da recuperação do comércio varejista, acima da média nacional e se mantendo, em alguns períodos, com crescimento superior nas vendas se comparado ao ano de 2019. Dando continuidade, a secretária Leany Lemos, fez uma breve explanação dos Protocolos Segmentados para as áreas de Comércio e Serviços e a síntese das mudanças ao longo dos últimos meses, destacando o comércio não essencial e setores de alimentação, arte, cultura, lazer, esporte e educação, já com a proposta de cronograma de retomada das aulas, conforme os níveis de ensino.

Após as falas do governo, a reunião foi aberta para perguntas dos representantes da Fecomércio de diferentes regiões do RS. O vice-presidente da Federação, Gilmar Bazanella, questionou o governador com relação às regiões que mantiveram o comércio aberto e não apresentaram crescimento exponencial de contaminados pelo Coronavírus. Já o presidente do Secovi Zona Sul e diretor da Fecomércio-RS, Sérgio Cogoy, levantou questões sobre a perspectiva da retomada de eventos de pequeno, médio e grande porte no estado.

Leite destacou as diferentes análises realizadas pelo Gabinete de Crise, que levam ao posicionamento das bandeiras, e os protocolos adotados semanalmente, bem como os próximos passos para o setor de eventos. “Buscamos sempre ajustar o Modelo conforme a realidade de cada região. Aquelas com maior risco de propagação do vírus pedem medidas de segurança mais assertivas. Algumas dessas regiões são mais afetadas e sofrem um impacto maior, como a Região das Hortênsias, mas vamos avançar na próxima semana com novos protocolos para a retomada gradual de eventos corporativos, como feiras e palestras, onde poderemos controlar o volume de pessoas e buscar a retomada econômica desses setores “, destaca.

Por fim, o governador falou sobre a Reforma Tributária Estadual encaminhada pelo Executivo à Assembleia Legislativa e a importância de entidades como a Fecomércio-RS para aumentar a competitividade da economia gaúcha.

Conheça o programa SABE CAXIAS by BITCOM:

Segue o link:

Sabe Caxias by Bitcom – 28/08/2020

Sabe Caxias by Bitcom – 28/08/2020Assuntos de seu interesse.

Posted by Bitcom TV on Friday, August 28, 2020

Cafeína Talk Show  – todas as sextas um novo convidado.

Cafeína Talk Show – 28/08/20 – Joel Vianna

Cafeína Talk Show – 28/08/20 – Joel ViannaMiguel Brambilla entrevista no Cafeína Talk Show desta semana o músico Joel Vianna. Confira!

Posted by Bitcom TV on Thursday, August 27, 2020

MÚSICA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *