Bandeira vermelha Comércio pode manter o atendimento com novas regras

Com alteração nos protocolos do Distanciamento Controlado, comércio varejista não essencial de rua, de centro comercial e shopping centers podem atender com 25% trabalhadores de quarta a sábado. 

O Estado voltou a pré-classificar a região de Caxias do Sul com bandeira vermelha nesta sexta-feira (14.08), nesta 15ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado. A classificação definitiva será na próxima segunda-feira (17.08).

Com as mudanças feitas nos protocolos do Distanciamento Controlado, na bandeira vermelha, o comércio varejista não essencial de rua, de centro comercial e os shopping centers podem atender com 25% trabalhadores de quarta a sábado, das 10 às 16 horas, respeitando teto de ocupação. A autorização para trabalhar com comércio eletrônico, tele-entrega, pegue e leve e drive-thru continua valendo para esta bandeira. Além disso, nesta semana, o Estado publicou o Decreto nº 55.435, que permite a cogestão dos Municípios para adotar medidas segmentadas específicas da bandeira imediatamente anterior à classificação final estipulada pelo Estado. Tanto a flexibilização do atendimento como a cogestão com os municípios sempre foram reivindicações do Sindilojas Caxias e para a presidente, Idalice Manchini, o Estado evoluiu com essa mudança: “A abertura do comércio mesmo na bandeira vermelha diminui a tensão que o comerciante vinha sentindo a cada semana. A limitação de dias para a abertura não é a ideal, mas já é um avanço para quem precisa ser atendido no comércio e para nós que precisamos trabalhar”, ressalta. Segundo ela, é possível que esse atendimento de quarta a sábado, bem como o horário diferenciado, acabe gerando confusão para a população e por isso precisa ser muito bem divulgado, inclusive, pelos próprios estabelecimentos comerciais: “É importante que o comerciante informe os clientes quando estiver na bandeira vermelha, esclarecendo como vai funcionar o atendimento, o que vai contribuir para que o consumidor se organize e não busque o comércio em vão”, alerta. Além disso, os cuidados como uso de máscara para entrar no comércio, o uso do álcool gel e o cumprimento do regramento para prova de roupas devem continuar sendo cumpridos.

Para auxiliar os comerciantes, a Assessoria Jurídica está disponível para atendimento pelo telefone (54) 4009.5517, (54) 99700.2555 e pelo e-mail juridico@sindilojascaxias.com.br.


Crédito da foto:
 Cristhian Silva

Conheça o programa SABE CAXIAS by BITCOM:

Segue o link:

https://www.facebook.com/bitcomtv/videos/1351064891901873/

Cafeína Talk Show  – todas as sextas um novo convidado.

https://www.facebook.com/bitcomtv/videos/831413237265483/

MÚSICA

https://www.youtube.com/watch?v=BB1sZsFKgmY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *