Bruna Meletti terapeuta Ayurvédica e instrutora de yoga nos ensina como o nosso corpo humano transita de uma estação a outra e quais as recomendações.

Ayur quer dizer vida; veda, conhecimento, ciência. Então, literalmente, Ayurveda é a ciência da vida, e mais do que isso, é o segredo da longevidade.

Bruna Meletti – Crédito Luís Henrique Bisol Ramon

Para entendê-lo, é preciso deixar de lado os conceitos da medicina ocidental de saúde, doença e cura. Esqueça as especialidades médicas e o uso isolado de remédios. O foco do Ayurveda não é apenas o vigor físico, mas a harmonia entre corpo, mente e alma – e olha que a ciência tradicional já colheu evidências de alguns dos seus benefícios. Ele afirma que tudo no universo é formado pelos 5 elementos básicos da natureza, chamados panchamaha bhutas (espaço ou éter, ar, fogo, água e terra); inclusive o corpo físico. O propósito desse sistema é estudar as influências destes elementos no ser humano para manter o equilíbrio do indivíduo consigo mesmo, com a natureza e com os outros seres. O empenho em alcançar o equilíbrio é uma tarefa ininterrupta. A pureza, a saúde e a salubridade são alcançadas por meio de práticas alimentares preceituadas, rotinas diárias e sazonais e atividades ligadas a um estilo de vida saudável que incluem um trabalho ativo com os componentes materiais e espirituais do ser. Só assim é possível estar realmente saudável – e feliz.

As estações do ano também podem inspirar alguns cuidados com a saúde, já que, conforme o Ayurveda, as forças de determinados elementos está mais ativa. Podemos observar que nas mudanças de estação nos sentimos de forma diferente. Naturalmente, nosso corpo passa por alguma alterações ao longo do ano e os doshas também, portanto quanto mais semelhanças as estações estiverem com nosso dosha, mais podemos nos agravar.

Como dito anteriormente, o corpo e tudo o que há no universo é composto pelos 5 elementos, que quando harmonizados o resultado é saúde. O dosha VATA manifesta-se a partir dos elementos AR e ÉTER; o dosha PITTA, principalmente pelo elemento FOGO; e KAPHA, a partir da ÁGUA e da TERRA. Então, além da nossa constituição primária, o nosso movimento e o do universo influem nessa dança interna dos doshas.

De acordo com o Ayurveda, a saúde é resultado de uma boa digestão (de tudo que absorvemos do mundo). Assim que o corpo/mente tem dificuldade em expelir as toxinas (ama), estas começam a acumular-se nos tecidos, o corpo desequilibra-se, e quando não ajustado nos sintomas iniciais, podem evoluir para doenças.

No inverno, a alimentação deverá ser mais nutritiva, quente e úmida, os alimentos devem ser de preferência cozidos, grelhados ou assados evitando-se sempre que possível o alimento cru. Os chás como erva doce, camomila, canela, gengibre são bem-vindos e poderão ser consumidos ao longo do dia, de preferência mornos. E, para combater a secura, deve-se ingerir bastante líquido.

Para amenizar os efeitos que essas mudanças de estação podem nos trazer no Ayurveda é muito importante fazer um ‘detox’ (Anti ama), que consiste em uma dieta específica para nos livrarmos dos acúmulos da estação anterior e ir assim para a nova estação com a imunidade e as defesas muito mais altas. Com essa dieta de desintoxicação eliminaremos as toxinas e resíduos gerados na estação anterior e, assim, nos prevenimos contra doenças comuns nessas transições.

Após o período da dieta, o tratamento tem continuidade por meio de terapias corporais e um plano nutricional revigorante. O Yoga agregado, pode somar resultados incríveis.

Conheça o programa SABE CAXIAS by BITCOM:

Segue o link:

Sabe Caxias by Bitcom – 03/07/2020

Sabe Caxias by Bitcom – 03/07/2020Assuntos de seu interesse.

Posted by Bitcom TV on Friday, July 3, 2020

Cafeína Talk Show  – todas as sextas um novo convidado.

Cafeína Talk Show – Luis Fernando Alles – 08/05/2020

Cafeína Talk Show – Luis Fernando Alles – 08/05/2020Miguel Brambiila entrevista no Cafeína Talk Show desta semana o guitarrista e vocalista, Luis Fernando Alles.Confira!

Posted by Bitcom TV on Tuesday, May 5, 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *