Metalúrgica Rovaris, em Caxias do Sul, prospecta retomada gradual com ensinamentos obtidos na pandemia

A empresa familiar, com 22 anos de atuação no setor metal mecânico, é responsável por atender 70 indústrias nos estados RS, SC e SP no segmento de moldes, matrizes e dispositivos, e tem aproveitado o momento da pandemia para fortalecer seus colaboradores e sua rede de clientes.

Alex Zanette, Andressa Rovaris Zanette e Thomas Rovaris

No início das medidas de isolamento, a empresa permaneceu fechada por 15 dias, para atender as demandas do decreto municipal de Caxias do Sul. Para a retomada gradual das atividades, a direção da empresa, formada pela engenheira de produção Andressa Rovaris Zanette, seu marido, o designer de produto Alex Zanette, e seu irmão, Thomas Rovaris, estabeleceu três níveis de atuação: ações emergenciais, com foco em preservação da saúde e segurança de toda a cadeia de pessoas envolvidas com as atividades; avaliação de riscos e gestão da crise, buscando mecanismos e executando ações específicas e de curto prazo para enfrentamento do período de pandemia; e reflexão estratégica, visando compreender o momento futuro no médio prazo com base nas evidências de mercado e nos eventos pregressos, serviriam de exemplo para o enfrentamento da crise.

A Rovaris não ficou parada durante esse momento de pandemia e resolveu inovar com o lançamento um acessório para ser usado junto às máscaras que protegem contra o coronavírus: uma presilha une os elásticos das máscaras atrás da cabeça, gerando mais conforto. Cerca de 10 mil unidades da peça foram produzidas, desde o dia 27 de abril, com vendas direto para o consumidor, que deram um “respiro” na contabilidade, e foram realizadas doações ao Hospital Geral, à APAE Caxias do Sul, ao projeto Engenharia Solidária, ao Lar de Idosos Bela Vista e à ONG Anjos Voluntários.

Já com olhos para o futuro, a empresa prospecta a manutenção da carteira de clientes ativa e o foco em alguns mercados específicos, que devem ter uma retomada mais rápida. Além disto, está na meta da Rovaris retomar o plano de expansão da linha de acessórios especiais para moldes e matrizes, que foi momentaneamente interrompida pelos eventos da pandemia. A metalúrgica atende aos setores: agrícola, autopeças, utilidades domésticas e cozinhas industriais, borracha e plástico, construção civil, móveis, indústria de perfis, ferramentas e máquinas industriais, injeção de polímeros e metais, entre outras. Um de seus clientes também é da área médico-hospitalar, que fabrica equipamentos de saúde para centros cirúrgicos e UTI’s, nicho que tem ganhado destaque nos últimos meses por conta da Covid-19.

Conheça o programa SABE CAXIAS by BITCOM:

Segue o link:

Sabe Caxias by Bitcom – 26/06/2020

Sabe Caxias by Bitcom – 26/06/2020Assuntos de seu interesse.

Posted by Bitcom TV on Friday, June 26, 2020

Cafeína Talk Show  – todas as sextas um novo convidado.

Cafeína Talk Show – Luis Fernando Alles – 08/05/2020

Cafeína Talk Show – Luis Fernando Alles – 08/05/2020Miguel Brambiila entrevista no Cafeína Talk Show desta semana o guitarrista e vocalista, Luis Fernando Alles.Confira!

Posted by Bitcom TV on Tuesday, May 5, 2020

Sobre as lições que já puderam ser absorvidas com a pandemia, Andressa Rovaris Zanette afirma que os conceitos de cooperação mútua, ajuda e parceria ganharam novos significados.  “No momento de dificuldade, como empresa, tivemos apoio de muitos fornecedores nas negociações e estamos dando suporte a todos nossos clientes, para que consigam manter suas operações e seus projetos em andamento sem desequilibrar ainda mais o fluxo de caixa. Como pessoas, evidencio todo o esforço de equipe, toda corrente de pessoas que não conhecemos que se formou em torno das presilhas, a oportunidade de ajudar com as doações, o reconhecimento recebido diante de tantas coisas pesadas e ruins. Todo este momento gerou bons sentimentos e boas ações, e somos agradecidos por poder participar de uma pequena fração desta corrente do bem que acontece por todos os lugares”, ressalta.

Com isso, Andressa ainda aconselha outros empresários a lidar com períodos de crise. “Fica ainda mais claro nos momentos de dificuldade, como a premissa da empresa de sempre se manter financeiramente saudável, enxuta e com o máximo de tecnologia embarcada, somado aos seus valores, auxilia a superar as adversidades que surgem, sem esquecer-se de estar atento às novas demandas e oportunidades do mercado”, conclui Andressa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *