Evasão de estudantes registra aumento de 32,5% em abril de 2020

O maior número de desistências é de alunos que estavam matriculados em cursos presenciais

A jovem Caroline Roland, 21 anos, que realizou sua matrícula há menos de um mês no curso EAD de administração na UniCesumar Caxias do Sul. O crédito é da Aline Maria Pereira.

Além de um grande impacto na saúde, a pandemia do Covid-19 trouxe redução de renda e desemprego a muitos brasileiros. As incertezas em relação ao cenário político e econômico do país levaram muitos estudantes a desistir do curso ou trancar a matrícula.

De acordo com dados da Pesquisa Cenário Econômico Atual das IES Privadas, do Instituto Semesp, divulgados no fim de maio, a evasão no mês de abril teve aumento de 32,5% em relação ao mesmo período do ano passado.  A maior parte dos desistentes, cerca de 47%, estavam matriculados em cursos presenciais que tiveram de suspender as aulas para conter a propagação do coronavírus. O que também aumentou, segundo a constatação, foram os índices de inadimplência no ensino superior privado que, em comparação a abril de 2019, cresceram 72%.

Uma alternativa para àqueles que pretendem aproveitar a pandemia para investir em capacitação e o tempo em casa para estudar, com mensalidades mais atrativas, é o ensino a distância (EAD).  Metodologia que vem se destacando graças ao avanço da tecnologia de conectividade, da comodidade e flexibilidade com horários.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no fim de 2018, os resultados de um censo que avaliou o ensino superior no Brasil e revelou que, pela primeira vez desde a regulamentação da modalidade EAD, as ofertas de vagas para cursos a distância superaram os da categoria presencial no país, reforçando o quadro de crescimento anual de 5% no número de matrículas.

“Essa é uma oportunidade para as pessoas conhecerem e perderem o preconceito com o ensino EAD, que tem ganhado cada vez mais adeptos. Acredito que, já para o vestibular de verão do fim deste ano, tenhamos um aumento no número de inscrições e estudantes dispostos a conhecer o trabalho da UniCesumar, que  se destaca nesta modalidade de ensino,” prospecta a gestora da UniCesumar Caxias do Sul, Tainey Schmitt Damas.

Natural de Alegrete e radicada em Caxias do Sul, Caroline Roland, 21 anos, trabalha no marketing de uma loja de games e eletrônicos no centro da cidade e vislumbra o período como uma oportunidade para investir em capacitação. “A metodologia de ensino EAD possibilita estudar em casa, ou de qualquer lugar em que estiver, de forma prática e com ensino de qualidade,” explica.

A jovem realizou a matrícula no curso de Administração há menos de um mês e optou pelo ensino EAD. “Apesar de tudo, nada me impediu de conquistar meus objetivos, pude continuar estudando e agregando muito conhecimento por meio do ensino EAD, na UniCesumar. Afinal, a vida não para e esperamos que o que está acontecendo seja momentâneo. E eu tenho certeza que ao longo do meu período de estudos terei um futuro promissor, tanto pessoal quanto profissional,” enfatiza.

Com esse objetivo, a UniCesumar investe em tecnologia por meio das metodologias híbridas de ensino e tem oferecido bolsas de estudos de até 50%. O polo caxiense da instituição está localizado na Rua Os Dezoito do Forte, 2494, bairro São Pelegrino. O telefone para contato é o (54) 3537-9009 e o WhatsApp (54) 99149-5917.

Conheça o programa SABE CAXIAS by BITCOM:

Segue o link:

Sabe Caxias by Bitcom – Ao Vivo – 19/06/2020

Sabe Caxias by Bitcom – Ao Vivo – 19/06/2020Assuntos de seu interesse..

Posted by Bitcom TV on Friday, June 19, 2020

Cafeína Talk Show  – todas as sextas um novo convidado.

Cafeína Talk Show – Luis Fernando Alles – 08/05/2020

Cafeína Talk Show – Luis Fernando Alles – 08/05/2020Miguel Brambiila entrevista no Cafeína Talk Show desta semana o guitarrista e vocalista, Luis Fernando Alles.Confira!

Posted by Bitcom TV on Tuesday, May 5, 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *