Projeto Escolas ampara instituições de ensino em tempos de Covid-19

Desde março escolas recebem suporte técnico, material pedagógico, produtos de higiene e proteção, para serem distribuídos na comunidade

O Projeto Escolas, ação da Fundação Marcopolo, tem feito a diferença nas EMEF Presidente Tancredo de Almeida Neves e Rosário de São Francisco, contempladas pelo programa. Desde março, com o início do isolamento social para o combate ao coronavírus (COVID-19), as instituições estão recebendo suporte técnico, material pedagógico, produtos de higiene e proteção, entre outros artigos de primeira necessidade para serem distribuídos nas comunidades escolares e entre as famílias dos estudantes.

Em três meses de ações foram confeccionadas e entregues nas escolas 2 mil máscaras, para os pais ou responsáveis que buscam as lições que serão feitas em casa; mais de 200 máscaras de tecido para os professores; 60 máscaras de acrílico; 1 termômetro infravermelho para cada escola; 10 tapetes de higienização para as entradas dos colégios e 135 litros de álcool gel. Cada estudante dos anos iniciais recebeu um lápis e um quebra-cabeça, totalizando 1260 unidades. Aos alunos da área II foram distribuídas 1000 canetas e 395 pop sockets. A Fundação ainda doou 800 cookies e 820 bolinhos para os estudantes. Nos últimos dias, um carro de som da instituição circulou pelas vias das Zonas Norte e Sul, da cidade, conscientizando os moradores sobre a importância do uso das máscaras e a higiene pessoal.

A pandemia exigiu mudanças na rotina das instituições educacionais e o Projeto Escolas entrou junto nessa reinvenção para melhorar a qualidade da educação em todos os sentidos, conforme explica a especialista de Responsabilidade Social da Fundação Marcopolo, Creice Santiago. “Foi preciso olhar o entorno dessa comunidade e ver as reais necessidades dela. Ter um cuidado e uma atenção, que não poderia ser diferente num projeto que trabalha com a educação, a criança e o adolescente. Que atinge as famílias e a comunidade como um todo”, afirma.

“Há um ano, desde que a escola Presidente Tancredo de Almeida Neves foi contemplada pelo Projeto Escolas, ter a Fundação presente no dia a dia é um estímulo de possibilidades e oportunidades educacionais constante. Nesse período atípico, a palavra que melhor descreve a relação é o acolhimento”, destaca o diretor do colégio Tancredo, Vagner Peruzzo. “É impossível construir conceitos de leitura, escrita, pensamento lógico e matemático, com fome ou frio. Acolhimento é esse olhar carinhoso de perceber e atender as necessidades, para que o aluno saiba que ele é importante e que estamos aqui na escola, para o que ele precisar”, enfatiza.

Na escola Rosário de São Francisco, o suporte dado pela Fundação com o material pedagógico, técnico e o auxílio às famílias, são reconhecidos por toda a comunidade. “Quando o material pedagógico chega, os olhos dos coordenadores e professores brilham! Há uma valorização não apenas pela qualidade do produto, que poderá complementar o conteúdo preparado, mas também pela ajuda nesse momento de recursos financeiros escassos para investimentos e na valorização da participação da família neste momento tão difícil”, conta a diretora Tânia Mara Spiandorello.

Valorização do profissional de educação e a aproximação dos pais na rotina escolar dos filhos, tanto para ir buscar o material semanalmente na escola, quanto para estar presente de fato pesquisando e estudando com o aluno, também são apontadas positivamente por Creice. “Devido a essa aproximação e valorização estamos vendo aflorar trabalhos maravilhosos. A participação de todos é essencial para juntos vencermos não só a pandemia, mas qualquer desafio da vida”, salienta.

Acompanhe o trabalho que está sendo realizado pelo Projeto Escolas, nas redes sociais da Fundação Marcopolo: no Instagram @fundacao_marcopolo e no Facebook @fundacaomarcopolo.

Conheça o programa SABE CAXIAS by BITCOM:

Segue o link:

https://www.facebook.com/bitcomtv/videos/3160984830612151/

Cafeína Talk Show  – todas as sextas um novo convidado.

https://www.facebook.com/bitcomtv/videos/229733721802224/

 

Sobre o Projeto Escolas:

O Projeto Escolas está com as inscrições abertas até 24 de outubro, para o processo seletivo de 2021/2023. Estão aptas para a inscrição, escolas municipais e estaduais de ensino fundamental e médio, de Caxias do Sul, que atendam aos critérios do regulamento disponível no site www.fundacaomarcopolo.com.br/projeto-escolas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *