Empresas associadas da Microempa apostam na exportação em meio à crise econômica

Projeto de inserção de micro e pequenas empresas no comércio internacional desenvolvido pelo Núcleo Setorial Microex já coloca produtos da Serra Gaúcha em nove países

Em momentos de crise econômica, empresários e gestores se voltam para a busca de novas soluções. Dentro dessa ótica, a exportação tem se mostrado uma grande aliada de micro e pequenas empresas para diversificar os seus mercados, manter uma parcela       considerável de suas receitas e aproveitar o câmbio favorável.

E quem já havia feito um processo sólido de internacionalização vêm colhendo bons frutos neste momento que é de dificuldade para diversos setores, conforme aponta Fabio Pescador, diretor da Espetosul e integrante do Núcleo Setorial Microex da Microempa. Entre os principais desafios de iniciar um trabalho de exportação, Fabio destaca a necessidade de superar o mito de que exportar é uma opção apenas para as grandes empresas.

Conforme o gestor é possível internacionalizar seus produtos mesmo sendo uma micro ou pequena empresa, basta fazer a “lição de casa”, como analisar e identificar as possibilidades de mercado, estabelecer contatos com distribuidores em outros países e desenvolver os processos internos adequados a essa nova realidade.

Trabalho que hoje é desenvolvido em parceria com a Microempa, por meio do Núcleo Setorial Microex. O núcleo existe desde 2016 e viabiliza a inserção das micro e pequenas empresas no comércio internacional de forma sustentável. Atualmente, as empresas do grupo exportam para lojistas, distribuidores especializados, Home Centers, ferragens e indústrias de países como Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, EUA, México, Israel e Japão.

Um exemplo bem sucedido é o da própria Espetosul de Fábio que, a partir do interesse de consumidores internacionais por meio das redes sociais, há dois anos investe na estruturação de seus produtos para a exportação.

”A partir desse primeiro interesse, fomos em busca de distribuidores lojistas que acreditaram no nosso  produto. Em meados de 2018, fechamos uma parceria de distribuição com um cliente dos Estados Unidos e que vem  adquirindo nossos produtos regulamente. Inclusive, agora em maio enviamos mais uma remessa de produtos para a Flórida”, destaca o gestor.

Conheça o Microex

O Microex teve início em maio de 2016.  O núcleo setorial faz parte do Projeto Empreender Convencional da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) e tem o objetivo principal de viabilizar a inserção das micro e pequenas empresas no comércio internacional de forma sustentável. A participação é gratuita, basta ser associado da Microempa e entrar em contato com os Grupos Setoriais pelo fone 54 3025.7532.

Conheça o programa SABE CAXIAS by BITCOM:

Segue o link:

Sabe Caxias by Bitcom – Ao Vivo – 14/05/2020

Sabe Caxias by Bitcom – Ao Vivo – 14/05/2020Assuntos de seu interesse.

Posted by Bitcom TV on Thursday, May 14, 2020

Cafeína Talk Show  – todas as sextas um novo convidado.

Cafeína Talk Show – Luis Fernando Alles – 08/05/2020

Cafeína Talk Show – Luis Fernando Alles – 08/05/2020Miguel Brambiila entrevista no Cafeína Talk Show desta semana o guitarrista e vocalista, Luis Fernando Alles.Confira!

Posted by Bitcom TV on Tuesday, May 5, 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *