Dicas para um home office de qualidade

Docente da Faculdade Senac Porto Alegre pontua 12 ações que podem ajudar

Créditos: Divulgação Senac-RS

Em tempos onde o mundo inteiro tenta sobreviver a pandemia de Covid-19, é essencial que cada um faça sua parte. Com a orientação para que as pessoas permaneçam em casa, a alternativa muito utilizada para manter-se produtivo é o home office. Mas trabalhar de casa pode não ser fácil como parece à primeira vista, pois o cérebro precisa ser informado que está, sim, no ambiente de trabalho. Filhos em casa, tarefas domésticas, cansaço… As distrações são muitas e é necessário saber dividir o dia entre as horas de trabalho e os momentos que são da família, de descanso e de lazer.

A docente dos cursos de Gestão de Negócios da Faculdade Senac Porto Alegre, Nereida Prudêncio Vianna, listou 12 ações que ajudam a realizar um home office mais produtivo e de maior qualidade. Lembre-se: nesse momento, além de se proteger e permanecer em casa, é importante cuidar da saúde mental e que as ações habituais sejam mantidas ou reajustadas. Confira as dicas:

  1. Momento de negociar: Caso você more com mais pessoas, converse com elas e explique o novo momento e que será necessária muita compreensão de que você não está de folga. Você precisará do auxílio das pessoas para este novo modo de trabalhar.
  2. Permaneça na sua rotina: Acorde no horário habitual e tome aquele banho gostoso para iniciar o seu dia produtivo! É importante manter os mesmos hábitos, para que seu cérebro e você consigam separar o trabalho de todo o resto.
  3. Prepare-se para trabalhar: Arrume-se como se você realmente fosse para o trabalho. É importante informar o cérebro que você está em home office e não de férias.
  4. Crie o seu ambiente: Reserve um ambiente adequado, agradável e de preferência que possa ser preservado com silêncio, para uma melhor concentração. Busque espaços com boa iluminação ou perto de janelas e tenha próximo tudo o que precisa, para evitar interrupções.
  5. De olho no roteiro: Monte o seu roteiro de trabalho diariamente. O que será importante realizar no dia em questão. Ao finalizar o dia reveja-o e se for necessário reajuste-o. A conclusão do roteiro contribuirá para a satisfação ao final do dia e o sentimento de dever cumprido.
  6. Atente-se ao relógio: Estabeleça horários para cumprir: início do trabalho, pausas e conclusão.
  7. Faça pausas! Ninguém é de ferro: Durante o dia, tire alguns momentos e faça intervalos para interagir com a família, realizar algo mais prazeroso ou descansa
  8. Internet! Confira se a sua internet está com uma boa conexão. Você trabalhará online na maior parte do tempo e necessita de um bom suporte tecnológico.
  9. Café, chimarrão ou água: Prepare um café, chimarrão, tome água. Esses hábitos acabam sendo semelhantes aos realizados no ambiente de trabalho. Mas não esqueça: neste momento, não compartilhe com ninguém. Cada um deve possuir sua xícara, seu copo, sua cuia e sua bomba.
  10. Reuniões online: Agende e realize reuniões para acompanhar o que está acontecendo e trazer um retorno à empresa que trabalha. Caso você trabalhe com muitas pessoas, é importante que todos estejam cientes do andamento do trabalho. Compartilhe as conquistas e dificuldades e também, as soluções para os problemas.
  11. Após concluir o trabalho: Quando estiver concluído as atividades profissionais, reserve um espaço no seu dia para fazer as atividades da casa. Também é importante para sua saúde mental que os afazeres não se acumulem. Lembre-se do item 2 e tente permanecer na rotina habitual!
  12. Com crianças em casa: Caso tenha crianças em casa, converse com elas e dedique espaços durante o dia para atendê-los, distraí-los e dar atenção. Combine atividades que elas possam realizar de forma autônoma para você se concentrar nas atividades e não precisar diminuir o ritmo e produção de trabalho.

ASSISTA AO PROGRAMA SABE CAXIAS BY BITCOM – CONTEÚDOS DE SEU INTERESSE

Acesse o link:

https://www.facebook.com/bitcomtv/videos/187515169203781/

CAFEINA TALK SHOW – um programa para os artistas da cidade

https://www.facebook.com/bitcomtv/videos/805911786583006/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *