Entidades definem medidas para situação do Covid19

Simecs, Sindicato dos Metalúrgicos e Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia atuam juntos com iniciativas de prevenção

O Comitê de Crise formado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), pelo Sindicato dos Metalúrgicos e pela Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia esteve reunido na manhã de hoje (18.03) para definir estratégias que possam contribuir no combate a proliferação do Covid 19 em Caxias do Sul e região. O encontro resultou na definição de medidas que buscam auxiliar o setor a atuar na prevenção da saúde dos trabalhadores e na sustentabilidade das empresas.

A recomendação estabelecida pelo Comitê é o afastamento de pessoas que integram o grupo de risco (maiores de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas) e pais que não tenham com quem deixar os filhos, em razão do fechamento das escolas. As alterativas para esse grupo são a realização de home office, em casos de ocupações administrativas, banco de hora, regime de compensação extraordinária, férias individuais, férias coletivas e flexibilização. Além disso, o Comitê orienta que viagens nacionais e internacionais sejam canceladas. Para as pessoas que retornarem de viagem, a diretriz é seguir em resguardo domiciliar. Todas as ações deverão ser alinhadas entre o trabalhador e a empresa.

O Comitê de Crise, que seguirá acompanhando a situação periodicamente, reforça a importância da atuação em conjunto das entidades para orientar e sensibilizar empresas e trabalhadores a seguir, de acordo com as necessidades, medidas de prevenção para a redução dos impactos do Covid19. As entidades ainda enviarão ofício aos órgãos públicos, solicitando a criação de Fundo de Apoio.

A reunião contou com a presença do presidente do Simecs, Paulo Spanholi, do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, do gerente regional do Ministério do Trabalho de Caxias do Sul, Vanius Corte e executivos do Simecs e do Sindicato dos Metalúrgicos. Na oportunidade, foi assinado a Convenção Coletiva de Trabalho em Caráter Extraordinário Emergencial.

 

Fotos crédito: Camilo Siqueira

ASSISTA AO PROGRAMA SABE CAXIAS BY BITCOM – CONTEÚDOS DE SEU INTERESSE

Acesse o link:

Sabe Caxias by Bitcom – Ao Vivo – 18/03/2020

Sabe Caxias by Bitcom – Ao Vivo – 18/03/2020Assuntos de seu interesse

Posted by Bitcom TV on Wednesday, March 18, 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *