Festa das Colheitas celebra Caxias do Sul como maior produtor de hortifrutigranjeiros do Estado

Programação ocorre a partir do dia 13 de março no Centro de Eventos da Festa da Uva

Crédito: Clara Sant’Ana

Mais do que a terra da uva e do vinho, Caxias do Sul é o município gaúcho líder na produção de hortifrutigranjeiros. Isto porque de acordo com a gerência técnica da Central de Abastecimento do Rio Grande do Sul, a Ceasa de Porto Alegre, os agricultores caxienses são os responsáveis pelo maior índice de abastecimento vindo de um único município. Ainda que o órgão não tenha dados referentes ao ano passado, sabe-se que Caxias do Sul chega a abastecer a Ceasa de Porto Alegre com 16,1% de frutas e hortaliças – na Ceasa Serra, o índice chega a 70%. E foi diante da grandeza e da representatividade deste setor que a Comissão Comunitária da Festa da Uva decidiu organizar a Festa das Colheitas, evento que começa no dia 13 de março em Caxias do Sul: para valorizar o esforço dos agricultores e também exibir à comunidade a expressividade e força do trabalho destas famílias, que vão além da uva. Cerca de 75 mil pessoas devem visitar a Festa das Colheitas, com entrada gratuita e que ocorre no Centro de Eventos da Festa da Uva.

“Historicamente, o grande acerto dos agricultores de Caxias do Sul foi investir na diversificação das variedades. No passado, a maior colheita era de uva, e a cidade se tornou famosa por essa produção. Hoje, a uva continua sendo a variedade com maior número de hectares plantados, mas a colheita da maçã resulta em mais quilos”, compara o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Rudimar Menegotto. Anualmente, a produção de todas as variedades supera as 300 mil toneladas em cerca de 9 mil hectares plantados, e 3.500 propriedades com atividades agrícolas. Só de maçã são 113 mil toneladas produzidas, seguida pela uva, com 78 mil toneladas. Os dados são do último Censo do IBGE, de 2016.

Enquanto a Festa das Colheitas estiver acontecendo, ao longo do mês de março, há movimentação na agricultura: é o fim da safra da uva, também está se encerrando a colheita de determinadas variedades de maçã e começa a safra de caqui. “Os agricultores merecem um evento como este para comemorar e enxergar o resultado de tanto trabalho”, pontua Menegotto.

Ainda que exista produção de hortifrutigranjeiros em todos os distritos, destacam-se Santa Lúcia do Piaí, Fazenda Souza e Vila Oliva. As 11 localidades de Caxias do Sul estarão representadas na Vila dos Distritos, que será formada por casinhas de madeiras em que haverá venda de produtos locais, artesanato e claro: frutas! O público poderá comprar maçã, pera, moranga, uva, cebola, tomate, goiaba, morangos, ameixa, além do pãozinho feito na hora, a geleia elaborada artesanalmente e diversas outras delícias do interior. “A Festa das Colheitas celebra a produção de todos os frutos de Caxias do Sul. Nem todos sabem quantas toneladas nossos agricultores entregam diariamente para a mesa da comunidade, e quais são as variedades. A ideia é que a Festa das Colheitas ofereça esse contato direto entre a comunidade e o produtor em uma grande festa comunitária”, convida a presidente da Festa da Uva, Sandra Mioranzza Randon.

A Festa das Colheitas ocorre nos dias 13, 14, 15, 20, 21, 22 e 27, 28 e 29 de março. O evento tem o patrocínio de Sicredi, Rede SIM e Freuden Beer Cervejas Artesanais. O apoio é do Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Marelli, Prefeitura de Caxias do Sul, Supermercados Andreazza, Unimed, Marcopolo, Supergasbrás por meio da Central Gaúcha de Gás. O evento ainda conta com o financiamento da Pró-Cultura RS.

 

OS NÚMEROS DE PRODUÇÃO

:: São 300 mil toneladas de hortifrútis colhidas anualmente só em Caxias do Sul,

:: Há nove mil hectares de área plantados,

:: São quase 4 mil famílias que investem nestes segmentos,

:: Destaca-se a produção de maçã (113 mil toneladas), uva (78,1 mil toneladas), tomate (36,8 mil toneladas), cenoura (14,4 mil toneladas) e caqui (10,750 mil toneladas).

 

SERVIÇO da FESTA DAS COLHEITAS

Quando: Ocorre nos dias 13, 14 E 15 | 20, 21 E 22 | 27, 28 E 29 de março

Quanto: A entrada é gratuita. O estacionamento custa R$ 18 por dia.

Onde: No CENTRO DE EVENTOS DO PARQUE DA FESTA DA UVA EM CAXIAS DO SUL

Horário de funcionamento:

SEXTAS-FEIRAS: 16H ÀS 22H

SÁBADOS: 10H ÀS 22H

DOMINGOS: 10H ÀS 21H


ASSISTA AO PROGRAMA SABE CAXIAS BY BITCOM – CONTEÚDOS DE SEU INTERESSE

Acesse o link:

Sabe Caxias by Bitcom – Ao Vivo – 27/02/2020

Sabe Caxias by Bitcom – Ao Vivo – 27/02/2020Assuntos de seu interesse.

Posted by Bitcom TV on Thursday, February 27, 2020

CAFEINA TALK SHOW – um programa para os artistas da cidade

Cafeína Talk Show – 28/02/20 – Airton Lima

Cafeína Talk Show – 28/02/20 – Airton LimaMiguel Brambiila entrevista no Cafeína Talk Show desta semana o baixista e professor Airton Lima.

Posted by Bitcom TV on Friday, February 28, 2020

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *