Marina Colasanti abre a Semana da Mulher, no Instituto de Leitura Quindim

A artista plástica e uma das mais premiadas escritoras brasileiras é a estrela da programação “Entre a Espada e a Rosa”, que homenageia o Dia Internacional da Mulher, entre os dias 4 a 8 de março

 

 

Marina Colasanti Créditos Frederico Mendes

A artista plástica, jornalista, publicitária, ilustradora, autora e uma das vozes mais ressoantes do feminismo e questões de gênero, no Brasil, Marina Colasanti é a grande homenageada da programação “Entre a Espada e a Rosa”, promovida pelo Instituto de Leitura Quindim, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Dos dias 4 a 8 de março, mais de 30 mulheres de destaque em diferentes áreas irão refletir sobre a trajetória da mulher na história, suas lutas, conquistas e novos horizontes.

Marina fará a abertura da série de palestras, no dia 4, a partir das 19h40, com um bate-papo sobre “A Nova Mulher: a sempre uma nova mulher”. Na conversa ela explica que  há sempre uma nova mulher em curso, fruto de séculos de feminismo e do movimento MeToo – iniciativa  de sororidade contra o assédio e agressão sexual, iniciada em 2017, que viralizou na internet. E de feminismo Marina entende.

Autora de mais de 70 livros de poesia, contos, crônicas, livros para crianças e jovens e ensaios sobre os temas literatura, o feminino, a arte, os problemas sociais e o amor, fazem parte da trajetória de sucesso na luta pelos diretos das mulheres. Precursora em assuntos no universo feminino foi entrevistadora do programa “Sexo Indiscreto”, da TV Rio, na década de 70, assinou sessões das revistas Senhor, Fatos&Fotos, Ele e Ela, Fairplay, Manchete, Claudia, Joia e Nova, além de  ser cronista no Jornal do Brasil e Jornal Estado de Minas. Teve suas publicações editadas nos Estados Unidos, Costa Rica, Buenos, Aires, Inglaterra e Madri.

Para Marina, uma cidadã do mundo nascida em 1937 na cidade de Asmara, capital da Eritreia, que residiu em na Líbia e na Itália, antes de mudar com a família em 1948, para o Brasil, o empoderamento feminino é uma questão teórica e de política global. “Num mundo que se autoproclama democrático, a diferença por gêneros não é mais tolerável, o poder não pode estar majoritariamente em mãos masculinas”, ressalta.

Entre as dores atuais das mulheres brasileiras, que precisam continuar sendo discutidas, Marina lamenta que sejam as de sempre. “Violência, feminicídio, gravidez na adolescência, abandono masculino da família e dos filhos, falta de assistência de saúde- agora acrescidas pela sobrecarga de trabalhos, o profissional e o doméstico”, aponta.

Mas nem tudo é lamento. Conquistas femininas na sociedade, também podem ser observadas, com destaque para as mulheres negras. “A luta das mulheres nos dias de hoje inclui a diversidade. No Brasil estamos vendo, pela primeira vez, o movimento da mulher negra muito aguerrido”, conclui Marina.

A homenagem do Instituto de Leitura Quindim, à Marina inclui ainda a exposição “Marina: A moça tecelã”, que traz inúmeros trabalhos da autora como artista plástica. O título da exposição é fundamentado na obra “A moça tecelã”, Editora Global (2003) que traz na narrativa uma mulher que tinha a capacidade de tecer mundos e nele entrar. Porém chega um tempo em que começa a se sentir sozinha e deseja uma companhia, um marido a seu lado. O marido desejado chega, porém o que ela não imaginava, era que ele a obrigaria a tecer muito para satisfazer suas vontades de ganância. Infeliz, a moça tecelã resolve por fim no relacionamento e volta a sua vida simples e feliz de tecer com e alegria seus sonhos de mulher. A exposição que aborda essa Marina Colasanti capaz de tecer inúmeras narrativas fica aberta ao público até dia 19 de abril.

A programação completa da “Entre a Espada e a Rosa”, do Instituto de Leitura Quindim, pode ser conferida na fanpage: https://bit.ly/32Bpmdr

Assista ao programa Sabe Caxias by Bitcom na BitcomTV

– assuntos de seu interesse:

Acesse pelo link abaixo.

Sabe Caxias by Bitcom – Ao Vivo – 02/03/2020

Sabe Caxias by Bitcom – Ao Vivo – 02/03/2020Assuntos de seu interesse.

Posted by Bitcom TV on Monday, March 2, 2020

Assista ao programa CAFEÍNA TALK SHOW – segue o link

Cafeína Talk Show – 28/02/20 – Airton Lima

Cafeína Talk Show – 28/02/20 – Airton LimaMiguel Brambiila entrevista no Cafeína Talk Show desta semana o baixista e professor Airton Lima.

Posted by Bitcom TV on Friday, February 28, 2020

 

 

Programe-se:

“A Nova Mulher: a sempre uma nova mulher”, com Marina Colasanti

Data: 04/03

Horários:
– 19h00 – Abertura da exposição “Marina, a moça tecelã” da escritora e artista plástica, Marina Colasanti
-19h30 – Contação de história “Como um colar” por Elaine Pasquali Cavion
– 19h40 – Palestra “A Nova Mulher: a sempre uma nova mulher” com Marina Colasanti (Mediação de Flávia Vergani).
– 21h30 – Sessão de autográfos das obras de Marina Colasanti

Local: Instituto de Leitura Quindim (Rua Sinimbu, 1670 – 6º andar – Pátio Eberle – Caxias do Sul – RS)

Ingressos: A programação de todos os dias é gratuita, exceto a palestra com a Marina Colasanti, que terá ingresso de R$15,00.

Mais informações: institutodeleituraquindim@gmail.com  ou (54) 3025.2541

 

Sobre o Quindim:

​O Instituto de Leitura Quindim foi inaugurado em 2018 a partir de um desejo do idealizador Volnei Canônica, de formatar um espaço democrático onde crianças, jovens e adultos pudessem ter acesso à literatura infantil e juvenil de qualidade, além de conteúdos teóricos sobre esse universo. Empréstimo de livros, contação de histórias, exposições, encontros com autores e lançamento de livros, cursos, seminários, curadorias, assessoria de eventos literários e oficinas, são algumas das atividades gratuitas ou com custo acessível, disponíveis no instituto tanto para agendamento com grupos escolares e universitários, quanto para a comunidade em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *