Último espetáculo da temporada Tum Tum de Verão acontece neste domingo

Os grupos Choro das Gurias (RS) e Tatango (UR) se apresentam gratuitamente no Parque Getúlio Vargas

Choro das Gurias – foto Nicholas Galvão

A 7ª Mostra Tum Tum Instrumental se prepara para a sua despedida. No dia 1º de março, a série Tum Tum de Verão finaliza com chave de ouro a temporada de shows que iniciaram em julho de 2019, em espetáculos realizados no Teatro Municipal. Nesta última apresentação, os grupos Choro das Gurias (RS) e Tatango (UR) dividirão o palco montado no Parque Getúlio Vargas. Além da música, a tradicional Feira Criativa, encabeçada pelas Marias Lavrandeiras, também irá acontecer. A Tum Tum de Verão começa a partir das 15h e os shows serão ao final da tarde.

A Tum Tum de Verão, que é gratuita, traz a diversidade de artistas musicais e de expositores da Feira Criativa, sendo um convite a todos que curtem programas culturais. Além disso, o evento traz toda a alegria e sonoridade típicas das festas da Tum Tum, que tem duas playlists públicas criadas por Beto Scopel e Juli Pandolfo, disponíveis no perfil da Tum Tum no Spotify, no endereço https://spoti.fi/2FOeC0G.

Em caso de chuva, o evento em sua íntegra será transferido para o SESC Caxias do Sul.

 

Sobre as atrações

O grupo Choro das Gurias é composto por seis integrantes. A formação camerística do sexteto de choro tem Julia Lorenz no bandolim, Júlia Valentini no violão, Juliana Rosenthal no cavaquinho, Natália Santos no pandeiro, Stefania Colombo na flauta transversa e Victória Gautto no clarinete.

O Choro das Gurias tem arranjos próprios, voltados para a música brasileira, sobretudo o choro. O sexteto também possui arranjos de Elias Barboza, compostos especialmente para a banda.

A linguagem musical e a cultura chorista do grupo são apresentadas em Porto Alegre, cidade na qual o Choro das Gurias estabeleceu seu lar, sendo referência e um diferencial à sonoridade de mulheres gaúchas.

Será a primeira vez que o grupo uruguaio Tatango virá ao Brasil. Chegando a terras gaúchas para apresentar as composições de seus dois álbuns, e também sua última obra lançada, METATANGO, o grupo é composto por uma pequena e atípica orquestra, que trabalha principalmente o tango e a milonga, mas também a valsa e demais ritmos relacionados. O Tatango também combina instrumental e vocal e a música experimental.

O Tatango tem em seu repertório composições originais mescladas a arranjos contemporâneos para clássicos tangos e milongas, e apresentará ao público, sobretudo, as obras autorais do grupo – inspirada na música típica do Rio da Prata.

O álbum TANTEANDO, lançado em 2013, foi premiado com o Graffiti de 2014, de Melhor Álbum de Música Instrumental Popular. Além disso, outras atividades do Tatango que podem ser destacadas são o fortalecimento das artes IMM-2019 na Sala Zitarrosa; Festival Tango Vivo no Teatro AGADU; Projeto “Dançamos um tango?”, do Departamento de Extensão Universitária da UDELAR, que levou o Tatango  para tocar em vários ambientes do interior e periferia de Montevidéu; “TANGO A TODA COSTA”, em 2011 e 2012 (Praça Trouville); master class de Tango de Milena Plebs, no Teatro Solís, e abertura de Luis Di Matteo em concerto na Sala Zitarrosa.

ASSISTA AO PROGRAMA SABE CAXIAS BY BITCOM – CONTEÚDOS DE SEU INTERESSE

Acesse o link:

Sabe Caxias by Bitcom – Ao Vivo – 27/02/2020

Sabe Caxias by Bitcom – Ao Vivo – 27/02/2020Assuntos de seu interesse.

Posted by Bitcom TV on Thursday, February 27, 2020

 

Sobre a Sétima Temporada

Nesta sétima 7ª edição, foram cinco dias de espetáculos com 9 atrações, que apresentaram-se no Teatro Pedro Parenti e uniram no line-up a música tradicional e contemporânea, mesclando instrumentos e sonoridades de forma criativa, lotando a Casa da Cultura com atrações como os paulistas do Bixiga 70 e o pernambucano Spok. Na Tum Tum de Verão serão ao total 4 atrações, também mantem-se o formato que foi desenhado desde a sexta temporada, trazendo duas atrações num mesmo dia, dialogando e integrando no palco o desenho criado pela curadoria quando da sua concepção, dia 26 de janeiro tivemos no palco da Tum Tum Sovaco de Cobra Trio de Pelotas e o internacional Duo Finlândia.

A 7ª Mostra Musical Tum Tum Instrumental tem apresentação do Ministério da Cidadania, patrocínio da Sulgás, apoio cultural das empresas Metadados e Randon e financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. A realização é da Secretaria Especial da Cultura, Tum Tum Produtora e Sesc Caxias do Sul, com parceria da Empório Nova Aliança, Unimed Nordeste RS, Kidelizz, Copihel, Zanuzi, Zarabatana e Turisreal. Hotel oficial: Dall’Onder Axten.

 

Sobre a Mostra

A Tum Tum Instrumental é uma mostra de música realizada desde 2013 na cidade de Caxias do Sul. Na sua história, já realizaram mais de 50 espetáculos, atingindo mais de 30 mil pessoas. Já possibilitou à população da Serra Gaúcha o acesso à música de grandes nomes como Jacques Morelenbaum, Azymuth, Badi Assad, Alegre Corrêa, Hamilton de Holanda e André Mehmari, além de atrações internacionais, entre elas o Ernesto Holman Trio (Chile), Federico Nathan Quinteto, El Club de Tobi e Klezmeron Orquestra Finoli (Uruguai), Cuarteto Sur,  Tamboorbeat e Nacion Ekeko (Argentina).

A Tum Tum Instrumental foi finalista do Prêmio Profissionais da Música 2018, na categoria Projeto Cultural Musical e esteve presente nas feiras de negócios criativos, Womex 2014, na Espanha, MICSUR edições 2014 e 2016, na Argentina e na Colômbia e MICBR 2018, em São Paulo.

 

Programação Tum Tum de Verão – 7ª Temporada

Tum Tum de Verão 7ª Temporada

Data: 01 de março de 2020 – Domingo

Atrações: Choro das Gurias RS + Tatango Uruguai + DJ + Feira Criativa

Horário: A partir das 15h, shows ao final da tarde.

Local: Parque Getúlio Vargas, Caxias do Sul, RS

Ingresso: Entrada Franca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *