Atividades gratuitas de Extensão promovem inserção comunitária da UCS

Programas, palestras, cursos, projetos e serviços levam o conhecimento de professores e estudantes da Universidade para alunos de Ensino Fundamental e Médio e para a comunidade em geral

CRÉDITO: Claudia Velho/UCS
ASSUNTO: Serviços de saúde oferecidos pelo projeto UCS na Comunidade na Escola Nova Esperança, no Desvio Rizzo, Caxias do Sul, em 2019

A Universidade de Caxias do Sul oferece uma série de atividades gratuitas à comunidade por meio das ações de Extensão Universitária. Ao longo de todo o ano, programas, projetos, cursos, palestras, serviços e outras iniciativas científicas, culturais ou artísticas, voltadas ao público em geral e/ou a estudantes universitários, de Ensino Médio e de Ensino Fundamental, contemplam a qualificação profissional e o desenvolvimento social em todas as Áreas do Conhecimento. Dessa forma, a Extensão é uma das linhas de atuação para a promoção da diretriz institucional de inserção acadêmica da UCS nos 70 municípios de sua região de abrangência, alcançando 1,5 milhão de habitantes.

Dentre os programas e serviços gratuitos desenvolvidos diretamente para a comunidade estão o Engenharia Solidária; o UCS Sênior; o UCS Empresa Júnior; o Serviço de Assistência Jurídica – SAJU; o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal o UCS na Comunidade; os atendimentos itinerantes do curso de Medicina Veterinária; e o escritório-modelo TaliesEM; entre outros.

Especificamente para estudantes, em parceria com escolas da rede pública estadual e municipal, são realizados anualmente – e têm participação aberta em 2020 – rallys científicos; competição de foguetes; Programa de Visitas #vempraucs; projeto Arte na Escola; Desafiando Estrelas; Mostraseg; Encorajando Meninas em Ciências e Tecnologia; Projeto NutriAção; Universitardes; Preparativo ENEM; Festival UCS de Curtas Estudantil; e o Astro – Festival de Cinema Estudantil, entre outros.

90 mil participantes matriculados em 2019

Em torno de 90 mil participantes formaram o público abrangido pelos 1.642 cursos e 989 eventos de extensão realizados pela UCS em 2019. O número inclui os 1,2 mil alunos, por semestre, integrantes do programa UCS Sênior, dirigido a pessoas acima de 50 anos.

Devido à reestruturação curricular que passou a vigorar em 2018, os acadêmicos da UCS ingressantes desde então, podem utilizar as atividades de extensão da UCS, sem custo adicional, como horas complementares.

No âmbito do programa de reestruturação dos currículos dos cursos de graduação, denominado UCS em Movimento, iniciado em 2018, os acadêmicos ingressantes desde então podem participar das atividades de extensão da UCS, sem custo adicional, computando-as como horas complementares.

Para o ano de 2020, a UCS pretende ampliar as ações de extensão, buscando atender diferentes públicos e já se alinhando a uma normativa do Ministério da Educação que entrará em vigor em 2021 que estabelece que 10% da carga horária dos cursos de graduação consistam no desenvolvimento de atividades desenvolvidas pelos alunos junto à comunidade. “O planejamento destas ações visa aprimorar a qualificação acadêmica por meio de atividades práticas que beneficiem a comunidade”, destaca o coordenador de Extensão, Gilberto Hummes.

A programação de cursos e eventos de extensão para o ano, que recebe inserções constantes ao longo do ano, bem como as inscrições para as atividades, podem ser acessadas pela página ucs.br/extensão.

ASSISTA AO PROGRAMA SABE CAXIAS BY BITCOM – CONTEÚDOS DE SEU INTERESSE

Acesse o link:

Sabe Caxias By Bitcom – Ao Vivo – 07/02/2020

Sabe Caxias By Bitcom – Ao Vivo – 07/02/20Assuntos de seu interesse.

Posted by Bitcom TV on Friday, February 7, 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *