Projeto Concerto Interior leva a beleza da música instrumental para distritos de Caxias do Sul

Idealizada pelo grupo Ária Trio, iniciativa percorrerá
capelas e igrejas da região

Crédito: Paulo Pretz

A partir de 16 de fevereiro, o ambiente bucólico dos distritos e regiões afastadas de Caxias do Sul será inundado pela sonoridade da rara combinação de piano, violão e harmônica pela qual o Ária Trio é reconhecido. A data marca o lançamento do projeto itinerante alusivo aos 20 anos do grupo. Batizada de Concerto Interior, a iniciativa promoverá uma série de dez apresentações gratuitas que levarão ao público, em capelas e igrejas da cidade, a beleza da música instrumental.

Composto por Esmeralda Frizzo (piano), Tomás Savaris (violão) e Ricardo Biga (harmônica), o Ária Trio vê nas apresentações musicais um momento de aproximação entre o grupo, a música instrumental e a comunidade. O trio apresenta o projeto inédito dois anos depois do lançamento do disco O Inimigo com intenção de resgatar também a autoestima dos caxienses no que se refere à oferta de atividades culturais. “Nossos objetivos são fomentar a formação de plateia e levar música instrumental para essas comunidades afastadas. As igrejas e capelas são pontos de encontro para os moradores, por isso escolhemos esses locais”, explica Biga.

No repertório, o Ária Trio executará músicas de seus três primeiros discos, já aclamados por público e crítica. Durante as apresentações musicais, os presentes poderão conferir ainda músicas inéditas que vão compor o novo álbum do trio, também alusivo as duas décadas de trajetória do grupo. A primeira apresentação da série Concerto Interior, no dia 16, ocorre na Capelinha Vila Pinheiros, em Ana Rech, às 17h30.

O Concerto Interior é uma realização do Ária Trio, com financiamento da Prefeitura de Caxias do Sul e apoio cultural da Siviero Urbanizadora. Quem assina a produção cultural é a Cali Troian, da Cali Gestão Cultural e Comunicação.

Sobre o Ária Trio

Grupo instrumental que combina com precisão o som do piano, violão e harmônica mesclando as influências distintas de cada integrante. Iniciou os trabalhos no ano de 2000 na cidade de Caxias do Sul – RS. Após anos de pesquisa, composições, arranjos e shows com material próprio e releituras, em 2009 lança seu primeiro álbum “AD LIBITUM” contando, neste período, com o músico Valdir Verona na viola de dez cordas e violão. A partir do ano de 2012, além de Esmeralda Frizzo (Piano) e Ricardo Biga (Harmônicas), ingressa ao trio Tomás Savaris (Violão). Uma eficiente sequência de shows e trabalhos permitiu que o grupo continuasse compondo e gravando novo material e, em 2015, o trio ainda mais coeso e maduro, lança seu segundo disco “ÁRIA TRIO II”. Após um hiato de três anos, o grupo lançou seu mais recente álbum “O Inimigo”, em 2018. O disco é resultado do convite ao trio para compor e dirigir a trilha sonora do filme de mesmo nome.

Cada membro do grupo tem em suas composições a marca de sua trajetória pessoal. Esmeralda Frizzo tem a influência do estudo erudito, Tomás Savaris a força do regional brasileiro e sul-americano e Ricardo Biga por sua vez, a conexão com o blues-rock. Cada integrante preserva as características de seu estilo em suas composições, mas abre espaço para que os outros músicos do grupo coloquem sua musicalidade na interpretação e arranjos das músicas. Isto faz com que o produto final soe realmente como algo único.

Nestes anos de estrada o grupo já se fez presente em vários palcos da região sul do país e estados como Pernambuco, Minas Gerais e Paraná.

Serviço

O quê: Show de lançamento do projeto Concerto Interior, do grupo Ária Trio.
Quando: 16 de fevereiro de 2020, às 17h30.
Onde: Na Capelinha Vila Pinheiros (Rua Nino Marsiaj), em Ana Rech.
Quanto: Entrada franca.

ASSISTA AO PROGRAMA SABE CAXIAS BY BITCOM – CONTEÚDOS DE SEU INTERESSE

Acesse o link:

Sabe Caxias By Bitcom – Ao Vivo – 07/02/2020

Sabe Caxias By Bitcom – Ao Vivo – 07/02/20Assuntos de seu interesse.

Posted by Bitcom TV on Friday, February 7, 2020

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *