A arte urbana do Grafite ganha espaço na Pérola das Colônias

A fachada da UniCesumar Caxias do Sul recebeu o trabalho do artista Gustavo Gomes

Depois da repercussão, há pouco mais de uma semana, da conclusão da pintura da segunda etapa do maior mural a céu aberto de Caxias do Sul, com um total de aproximadamente 440 metros quadrados e forte apelo à preservação ambiental, destacada nos muros do estacionamento Triparking pelas mãos habilidosas dos grafiteiros Fábio Panone Lopes (Flop) e Henrique Padilha, agora, a proposta que pretende “mudar a cara” da cidade por meio de apostas na arte urbana, ganhou continuidade.

Prova disso é que no início desta semana mais um espaço foi revitalizado e ganhou o colorido do grafite. Desta vez, os jatos de tinta obedeceram aos comandos do artista caxiense Gustavo Gomes (29 anos) e deram forma à obra que imprimiu arte e modernidade na fachada da sede da UniCesumar Caxias do Sul (Rua Os Dezoito do Forte, 2494 – São Pelegrino).

O objetivo da obra Vem pro Abraço, um projeto do Atelier Gustavo Gomes, é remeter à união em prol da educação, para isso foram pintadas figuras que retratam um abraço e um aperto de mãos. A opção por estes símbolos está associada à ideia de conexão, ao mesmo tempo em que, as cores foram pensadas para contemplar as marcas que integram o centro educacional. As tonalidades de azul e o branco marcam a identidade da UniCesumar e da Microlins, enquanto os nuances de violeta fazem alusão ao Instituto Embelleze que, associado ao laranja, lembra o Centro Táraka Yoga, que ocupa o mesmo prédio.

De acordo com a gestora do polo da UniCesumar Caxias do Sul, Tainey Schmitt Damas, a arte causará impacto positivo nos alunos, que irão se deparar com a novidade nos primeiros dias de aula e serão recepcionados por um espaço repaginado, mais jovem, com a inserção de novos elementos.

A fuga do realismo curvo, sem perda da legibilidade, com forte sensibilidade que encaixa as cores perfeitamente com as formas são os principais destaques do trabalho de Gustavo Gomes, o bacharel em Publicidade e Propaganda e mestrando em indústria criativa atua como grafiteiro há 18 anos. O artista, recorrente no cenário de Caxias do Sul desde 2003, retornou para o município no ano passado depois de ter passado dois anos em uma imersão artística pelos cinco continentes.

E ele voltou à terrinha com fôlego extra para trabalhar no projeto A Cidade Precisa Respirar, que tem o intuito de levar grafite aos espaços ocupados por moradores de rua, como uma forma de “pintar o lar deles”. A obra inaugural desta ação ganhou destaque com o grafite em um muro do mercado Multi Condor, da Rua Moreira César, em Caxias do Sul. Ele retrata uma águia colorida, com fundo escuro, mesclando sobriedade com irreverência.

O mural, assinado por Gustavo Gomes, contou com a colaboração de Vitor Hugo e Lucas Panozzo.

PUBLICIDADE:

Assista ao programa Sabe Caxias by Bitcom – notícias de seu interesse:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *